Dicas

Tecnologia, saúde e varejo lideram apostas em renda variável entre jovens investidores

Redação DM

Publicado em 23 de setembro de 2025 às 11:49 | Atualizado há 4 horas

Para jovens investidores, setores como tecnologia, saúde e varejo vêm sendo atrativos pensando em renda variável. Isso se deve ao seu potencial de crescimento a longo prazo que se alinha com o perfil de tolerância a riscos para busca de retornos mais elevados. Esses nichos oferecem demanda estável e motivam soluções inovadoras com a aplicação de inteligência artificial e telemedicina. 

Para o público que está começando a investir agora, uma alternativa é alocar seus recursos em renda variável, como ações de empresas que atuam nessas áreas. Essa diversificação é fundamental e deve ser realizada através de uma estratégia bem definida, com foco no longo prazo e na análise dos riscos e oportunidades que cada ativo oferece. 

O que é renda variável?

Renda variável são investimentos em que o retorno financeiro não é garantido no momento da aplicação, podendo variar para mais ou para menos, o que leva a um maior potencial de ganhos, mas também oferece maior risco e volatilidade comparado à renda fixa, por exemplo. Os principais fatores que influenciam nessas variações são: cenário econômico, taxas de juros, política e as ações de empresas.

Como dito, a evolução da renda variável depende de inúmeros fatores, e ela é mais adequada para investidores com maior tolerância ao risco, que buscam a possibilidade de multiplicar seu patrimônio e que entendem a dinâmica do mercado financeiro e seus fatores que influenciam no resultado. Portanto, para quem está começando agora, é importante saber desses pontos para não se deparar com nenhuma surpresa no futuro.

Por que esses setores são atraentes para jovens investidores?

O interesse em investir nesses setores pode ser explicado por um mix de fatores, como tendências de mercado, características pessoais e interesses dessa faixa etária, inovação, acesso facilitado e o alto potencial de crescimento. Para jovens investidores, essas áreas representam não apenas uma chance de ganho financeiro, mas também de estar alinhado com as mudanças e direções globais que moldam o futuro.

Tecnologia 

É um setor muito atraente devido à sua constante capacidade de inovar e transformar mercados, pois empresas de tecnologia frequentemente estão criando novos modelos de negócios e oportunidades. Combinado com a transformação digital e acelerada por eventos como a pandemia, esse mercado se torna altamente acessível devido ao cotidiano dos jovens estar ligado a produtos e serviços tecnológicos, facilitando a confiança no setor.

Saúde 

O setor de saúde chama a atenção por seu potencial de crescimento motivado por tendências demográficas, como o envelhecimento da população, por exemplo. Jovens investidores estão atentos a essas oportunidades, como demanda por cuidados preventivos, saúde mental e bem-estar, especialmente com o surgimento de soluções tecnológicas voltadas para monitoramento de saúde e qualidade de vida. 

Varejo 

Esse setor se tornou extremamente atraente com o avanço do e-commerce nos últimos anos e a crescente procura por conveniência nas compras, ele está está sendo moldado por tecnologias como realidade aumentada e inteligência artificial, que transformam a experiência do consumidor. O varejo oferece um grande potencial de crescimento, já que o aumento da preferência por compras online e entregas rápidas fortalecem essa tendência.

Como começar a investir em renda variável?

Para começar a investir em renda variável, é importante definir seus objetivos, avaliar seu perfil de investidor, abrir conta em uma corretora, e então escolher entre investir diretamente em ativos como ações, ou via fundos de investimento. Para quem ainda não é tão familiarizado com a renda variável ou deseja diversificar, uma opção interessante é investir por meio de fundos de investimento que compram ativos. 

Alguns desses fundos são especializados em aplicar, total ou parcialmente, em ativos de renda variável, como os fundos de ações, multimercado e os cambiais. Ao investir em renda variável, é indispensável ter uma previsão de retorno a longo prazo, aceitar a volatilidade do mercado e trabalhar com empresas de forte potencial de crescimento e gestão eficiente.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia