Política

“Fiquei feliz ao ouvir dele que ‘pintou uma química’ entre nós”, diz Lula sobre Trump

DM Redação

Publicado em 24 de setembro de 2025 às 19:43 | Atualizado há 1 dia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (24/09) que teve uma “boa surpresa” com a química estabelecida em seu breve encontro com Donald Trump na Assembleia-Geral da ONU. Os líderes conversaram por 39 segundos na terça-feira (23/09), no primeiro contato desde a posse do republicano.

Lula revelou que Trump disse ter “pintado uma química” entre eles. “Eu, pessoalmente, acredito que 80% de uma boa relação é química e 20% é emoção. Por isso, considero essa sintonia muito importante”, declarou o presidente em coletiva de imprensa.

Os dois presidentes articulam um novo encontro para a próxima semana. Lula afirmou que não há limites de assuntos para a conversa e espera “explicar as coisas” a Trump, que estaria “mal informado” sobre o Brasil. O formato e local ainda não foram definidos.

O encontro ocorre em meio a sanções americanas contra autoridades brasileiras, inclusive ao ministro Alexandre de Moraes. Lula defendeu em seu discurso na ONU que as medidas representam ameaça à soberania nacional, a palavra “democracia” foi mencionada 18 vezes.

Foto: Ricardo Stuckert/ PR

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia