Saúde

Paciente recebe rim errado e Ministério da Saúde promete prioridade na fila

DM Redação

Publicado em 25 de setembro de 2025 às 16:17 | Atualizado há 4 horas

O paciente que recebeu o órgão incorreto rejeitou o rim devido à incompatibilidade sanguínea
O paciente que recebeu o órgão incorreto rejeitou o rim devido à incompatibilidade sanguínea

Um paciente recebeu um rim incompatível no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL-UFRN/Ebserh), em Natal, após uma falha na convocação para o transplante. A unidade chamou a pessoa errada porque havia semelhança nos nomes dos dois pacientes que aguardavam na fila.

O paciente que recebeu o órgão incorreto rejeitou o rim devido à incompatibilidade sanguínea. Ele precisou ser transferido para a UTI, onde o órgão foi retirado. No domingo, recebeu alta da unidade intensiva e permanece em estado estável na enfermaria.

O Ministério da Saúde anunciou que os dois pacientes envolvidos terão prioridade na fila de transplantes. A pasta informou que eles serão os primeiros a receber um órgão compatível e determinou acompanhamento integral, com suporte clínico, psicológico e medicamentoso.

A direção do HUOL afirmou que apura “com rigor” o caso e abriu processo interno para identificar as responsabilidades. O hospital comunicou as autoridades competentes e garantiu suporte às famílias. O prazo para conclusão da investigação é de 60 dias.

Foto: Redes Sociais

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia