Líder do Comando Vermelho no MT é preso enquanto tomava uísque em praia de Niterói com documento falso
DM Redação
Publicado em 29 de setembro de 2025 às 09:12 | Atualizado há 4 horas
Ederson Xavier de Lima, conhecido como Boré, líder da facção criminosa Comando Vermelho no Mato Grosso, foi preso pela Polícia Civil do Rio de Janeiro neste domingo (28/09). O criminoso, de 43 anos, relaxava em uma praia de Niterói, região metropolitana do Rio, acompanhado de dois homens, a tomar uísque, quando agentes da 1ª Delegacia de Polícia (Praça Mauá) o abordaram.
A prisão resultou de uma operação conjunta entre as polícias civis do Rio de Janeiro (PCERJ) e do Mato Grosso (PCMT), após troca de informações de inteligência. Boré, natural de Cuiabá, possuía um mandado de prisão em aberto e uma condenação de 18 anos por tráfico de drogas. Os policiais estavam à paisana e surpreenderam o criminoso, que usava short preto e boné vermelho.
Durante a abordagem, Ederson tentou se passar por outra pessoa apresentando documentos falsos. A tentativa de enganar os policiais durou pouco e o homem foi reconhecido. Com histórico que inclui receptação, extorsão e participação em organização criminosa, o foragido também responderá por uso de identidade falsa.
O objetivo da ação, segundo a Polícia Civil, é evitar que o Rio de Janeiro se torne esconderijo de criminosos procurados em outros estados. Ederson permanece sob custódia e está à disposição da Justiça fluminense.
Foto e vídeo: Redes sociais