Primeiro condomínio com vinícola é entregue no centro do Brasil
DM Redação
Publicado em 1 de outubro de 2025 às 10:27 | Atualizado há 52 minutos
Cravada no eixo econômico mais efervescente do Centro Oeste – entre Brasília, Anápolis e Goiânia – a Fazenda Canoa – Condomínio Reserva é destaque em um mercado imobiliário de luxo de altíssimo padrão que vive, atualmente, um momento de crescente exponencial no País. Cada detalhe da área dos mais de 60 hectares da propriedade foi pensada para atender um público exigente em requinte, exclusividade, privacidade, segurança e experiências.
O empreendimento, que demandou mais de R$ 80 milhões em investimentos, veio para ressignificar o conceito de luxo no Lago Corumbá IV – contemplado com a primeira vinícola dentro de um condomínio da região – a Bodega CostaCave – cuja produção boutique já começou com as uvas Syrah e Primitivo, importadas da Europa e cultivadas em meio ao Cerrado.
Inspirado em ícones como a Fazenda Boa Vista (SP) e os hotéis-boutique VIK Retreats (Chile e Uruguai), o condomínio transportou para o interior do Brasil uma proposta que integra natureza, arquitetura autoral, hospitalidade, enogastronomia e bem-estar. “É um destino que acolhe o novo luxo: aquele que privilegia o tempo, a natureza, o silêncio e as experiências autênticas”, afirma o idealizador do projeto, advogado e empresário Fernando Costa, da FRSC Participações.
As particularidades do local de altíssimo padrão são muitas. Desde a vinícola boutique, passando por um complexo náutico com marina e estaleiro para embarcações de até 50 pés, heliponto com duas vagas de estacionamento e complexo esportivo.
O condomínio também conta com uma área nativa preservada de mais de 500 mil metros quadrados, garantindo equilíbrio entre sofisticação e sustentabilidade.
“O empreendimento está concluído e com estrutura muito maior do que a prometida inicialmente. Fomos pioneiros na região no parreiral logo na entrada do condomínio, criando um pavilhão social, na portaria principal, aumentamos de duas para três o número de quadra de tênis, por exemplo”, informou a arquiteta e curadora da Fazenda Canoa, Dannyella Picotto.
As três quadras de tênis, por exemplo, foram construídas com padrão para receberem torneios internacionais, com vestiários e playground para que as crianças possam ficar próximas aos pais.
Localizado no município de Silvânia, o condomínio fica na região mais nobre do lago Corumbá IV, onde o Rio Corumbá é o principal afluente dos rios Descobertos e Areais. Com toda essa exuberância, o condomínio conta com instalações de marina e guarda-barcos exclusivos – com banheiros refrigerados, wi-fi e mobiliário confeccionado exclusivamente para o condomínio.
Embora recém-finalizado, mais de 20 casas de campo já estão em fase de aprovação e início de construção em mais de 600 mil metros quadrados de área. As residências têm entre 500 e 1,5 mil metros quadrados de área construída e contam com a assinatura de arquitetos renomados como: Leo Romano, Eduardo e Karla Bittar, da Bittar Arquitetura, e William Hanna e Piccotto Arquitetura.
Além dos renomados arquitetos, outros artistas também fazem parte do cenário da Fazenda Canoa. Sérgio Rodrigues assina algumas peças da recepção do condomínio, onde estão expostas artes de Poteiro e Samuel Caixeta. Fora isso, o mobiliário das áreas comuns são desenhados para o espaço, totalmente autorais.
Conforme o proprietário e idealizador do projeto, o advogado Fernando Costa, há somente 15% de área disponível para venda. Ele explica que, desde as primeiras áreas vendidas, a valorização do empreendimento aumentou de 25% a 30% ao ano. “Estamos no eixo Brasília-Anápolis-Goiânia, que concentra uma das economias mais pujantes do Brasil Central, onde está também uma população de seis milhões de habitantes ávida por experiências”, diz Fernando Costa.
Entre o grupo seleto de proprietários estão: juristas, empresários, artistas, médicos, políticos e produtores rurais. Deste montante, 45% são de Goiânia, 30% de Brasília, 15% Anápolis, entre outros.
Seguindo sua proposta de unir sofisticação e vida no campo, a Fazenda Canoa terá ainda o Beach Club, previsto para os próximos 24 meses. O espaço reunirá lounges, piscina de borda infinita, sunken garden, deck, empório e adega subterrânea, ampliando a hospitalidade de alto padrão.