Esportes

Vila Nova tenta afastar risco de rebaixamento contra Criciúma em alta no G4

Léo Carvalho

Publicado em 2 de outubro de 2025 às 14:05 | Atualizado há 2 horas

Vila Nova recebe o Criciúma no OBA em duelo que opõe luta contra o Z-4 e briga pelo acesso | Fotos: Celso da Luz
Vila Nova recebe o Criciúma no OBA em duelo que opõe luta contra o Z-4 e briga pelo acesso | Fotos: Celso da Luz

Vila Nova recebe o Criciúma nesta quinta-feira, 2, pela 30ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), em Goiânia. O time goiano busca uma vitória para se afastar da parte baixa da tabela, enquanto o Criciúma tenta se consolidar no G4 e sonha com a liderança da competição.

O Tigrão atravessa um momento delicado na competição. Com apenas 38 pontos, ocupa a 13ª posição na tabela. A equipe não vence há sete rodadas, acumulando dois empates e cinco derrotas. Na última partida, empatou em 1 a 1 contra o Novorizontino fora de casa. A necessidade de vitória é urgente para afastar o time da zona de rebaixamento.

Por outro lado, o Criciúma vive fase mais tranquila. Com 49 pontos, ocupa a 3ª posição e está a apenas um ponto do líder Coritiba. Na última rodada, sofreu uma derrota em casa para o Paysandu por 4 a 2, resultado que interrompeu uma sequência de bons desempenhos.

Como chegam os times

Para tentar mudar a fase sem vitórias, o Vila Nova anunciou Umberto Louzer como novo treinador na última terça-feira (30). Esta será a segunda passagem de Louzer pelo Tigrão, depois de sua primeira experiência no clube em 2019. O técnico chega com a missão de recuperar o desempenho da equipe, ajustando a defesa e tornando o ataque mais eficiente, com o objetivo de conquistar pontos importantes já nesta rodada da Série B.

O time Colorado terá de volta o lateral-esquerdo Higor, que estava suspenso na rodada anterior. Por outro lado, Tiago Pagnussat e André Luís seguem em tratamento no departamento médico e devem permanecer fora da lista de relacionados para o confronto com o Criciúma.

Já o clube catarinense terá desfalques importantes para o duelo: Felipinho está suspenso após expulsão na última rodada, enquanto Heitor Roca, Cauê e Kauã seguem no departamento médico, tratando respectivamente de cirurgia no joelho, cirurgia no tendão de Aquiles e lombalgia. Já o volante Léo Naldi, recuperado de lesão na coxa, deve voltar a figurar entre os relacionados para a partida.

Expectativas para o jogo

O Vila Nova, jogando em casa, buscará a recuperação diante de sua torcida. A equipe precisa melhorar o desempenho ofensivo e defensivo para conquistar os três pontos. Jogadores como Poveda, principal artilheiro da equipe, e Júnior Todinho, autor de quatro gols na competição, serão peças-chave.

O Criciúma, mesmo com a derrota recente, mantém uma campanha sólida. Com destaque para Nicolás, principal goleador da equipe com sete gols, e Diego, autor de seis gols, a equipe catarinense buscará retomar o caminho das vitórias para seguir na briga pelo acesso.

Retrospecto recente

Nos últimos confrontos entre as duas equipes, o Criciúma levou a melhor. Na última partida, realizada em 9 de junho de 2025, venceu o Vila Nova por 1 a 0 em casa. Historicamente, o Tigre catarinense tem ligeira vantagem no retrospecto, com nove vitórias contra oito do Tigre do Cerrado e sete empates em 24 confrontos.

O árbitro será Fernando Antonio Mendes de Salles Nascimento Filho (PA), com auxílio de Marcio Gleidson Correia Dias (PA) e Nayara Lucena Soares (PA). O VAR ficará a cargo de Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN). A partida terá transmissão ao vivo pelo Disney+.

Provável escalação do Vila Nova: Halls; Elias, Pedro Romano, Weverton e Higor; Ralf, João Vieira e Dodô; Júnior Todinho, Guilherme Parede e Gabriel Poveda.

Provável escalação do Criciúma: Alisson; Marcinho, Lucas Dias, Rodrigo, Luciano Castán e Luiz Henrique; Matheus Trindade, Gui Lobo e Jhonata Robert; Borasi e Nicolas.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia