Claudia Raia leva comédia sobre menopausa ao Rio Vermelho
DM Redação
Publicado em 2 de outubro de 2025 às 22:18 | Atualizado há 3 horas
Após temporadas de sucesso em Lisboa, Curitiba e São Paulo, a comédia musical “Cenas da Menopausa” chega neste fim de semana a Goiânia para curta temporada. As apresentações acontecem hoje e amanhã, às 20h, no Teatro Rio Vermelho, localizado na Rua 4.
Estrelada por Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello — que também assina a direção —, a peça traz à cena, com bom humor e leveza, os desafios e transformações vividos por mulheres a partir dos 50 anos. O texto e as versões musicais são da dramaturga e compositora Anna Toledo.
Menopausa
“Cenas da Menopausa” aposta em uma linguagem cômica e sensível para tratar de temas muitas vezes silenciados. Por meio de esquetes e paródias de grandes sucessos da música pop, o espetáculo discute questões como mudanças corporais, vida profissional, saúde, relacionamentos e, claro, a própria menopausa.
A protagonista da história é Teresa, interpretada por Claudia Raia, uma mulher de 49 anos que se vê às voltas com os primeiros sintomas da menopausa enquanto tenta equilibrar trabalho, filhos e casamento. A peça acompanha sua jornada por aquilo que a autora chama de “fases do luto ovariano” — choque, negação, revolta, depressão, barganha e aceitação —, trazendo ainda uma série de outras personagens vividas por Claudia e Jarbas, em diferentes momentos da maturidade.
“O público tem respondido com muito carinho ao espetáculo, o que mostra como é necessário abrir espaço para esse debate. Temos visto muitos homens na plateia, o que é ótimo, porque esse é um assunto que impacta também os relacionamentos e a família”, afirma Claudia Raia.
Além de Teresa, Claudia dá vida a figuras como Laurinha, uma mulher 50+ em negação; Gilda, uma divorciada desencanada; e Isabel, uma executiva workaholic. Jarbas interpreta personagens como o marido Mario, um médico, um vidente e até mesmo a cantora Madonna, além de um cabeleireiro influencer chamado Vini Visage.
“Desde o início, decidimos que seria uma comédia. Queríamos tratar com leveza um tema que pode ser tão pesado. E no final de cada sessão temos um bate-papo com a plateia que virou quase uma roda de desabafo. As mulheres se identificam e percebem que não estão sozinhas”, diz Jarbas Homem de Mello.
Risos
Com músicas dos anos 80 e 90 transformadas em paródias hilárias — como “Total Eclipse of the Heart”, “Like a Virgin” e “I Will Survive” —, o espetáculo reforça o protagonismo feminino e convida o público a rir dos perrengues da vida adulta.
“O riso é uma chave essencial para quebrar o silêncio em torno do tema. A menopausa é um grande perrengue, mas também rende histórias engraçadíssimas”, comenta Anna Toledo. “E se todas nós rirmos, juntas, das nossas próprias histórias?”
A montagem já soma mais de 70 mil espectadores apenas na temporada em Lisboa, onde ficou em cartaz por seis semanas no Teatro Tivoli BBVA, com 67 apresentações. No Brasil, passou por São Paulo e Curitiba, sempre com sessões lotadas.
A expectativa agora é repetir o sucesso em Goiânia, onde o público terá apenas duas oportunidades de assistir à montagem. Os ingressos estão disponível pelo Sympla a partir de R$ 75.