HEMNSL valoriza humanização com projeto “O que importa para você
DM Redação
Publicado em 3 de outubro de 2025 às 06:14 | Atualizado há 2 horas
No Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, pequenos gestos fazem grande diferença. Nos dias 29 e 30 de setembro, a unidade promoveu o projeto “O que importa para você?”, uma ação que reforça a importância do cuidado, do acolhimento e da valorização de cada paciente, familiar e colaborador.
Mais do que uma atividade pontual, a campanha tem o propósito de estimular conversas mais significativas entre profissionais de saúde e pacientes, criando um elo de compaixão e empatia entre eles. É atender de forma humanizada e aprimorar o cuidado de saúde e assistência social, com base no que realmente importa para o paciente.
O projeto nasceu da ação internacional da organização Healthcare Improvement Scotland e hoje é realizado em diferentes partes do mundo.No hospital, a iniciativa também é direcionada aos colaboradores, fortalecendo vínculos, reconhecendo seu papel essencial no cuidado e proporcionando momentos de valorização pessoal e profissional.
Com esse objetivo, líderes voluntários de todos os setores do hospital organizaram uma programação especial. A abertura aconteceu na manhã do dia 29, na recepção da unidade, com a apresentação da “Bandinha da Lourdinha”, composta pela equipe multiprofissional, trazendo música, louvor e descontração.
A diretora geral, Leni Cordeiro, explicou o objetivo do projeto e acompanhou os voluntários durante as visitas às enfermarias. Nos dois dias de ação, pacientes e colaboradores participaram de momentos de escuta ativa, receberam abraços e puderam desfrutar de atividades que levaram leveza e alegria ao ambiente hospitalar.
Entre elas, jogos de interação, cardápio especial, ensaio fotográfico para mamães e seus recém-nascidos, além de ensaio exclusivo para os bebês da UCIN e até momentos de beleza dedicados aos colaboradores.“Nosso propósito é promover, diariamente, uma cultura de respeito, cuidado e acolhimento, gerando valor e humanização em cada momento vivido dentro da unidade”, afirmou Leni Cordeiro.