Goiás inicia força-tarefa contra falsificação de bebidas
DM Redação
Publicado em 3 de outubro de 2025 às 08:40 | Atualizado há 3 horas
Uma operação integrada para combater a falsificação de bebidas em todo o estado, começando por Goiânia, teve início nesta quinta-feira, 2, por meio do Governo de Goiás. A ação, determinada pelo governador Ronaldo Caiado, envolve as polícias Civil, Militar e Científica, além do Procon Goiás e da Vigilância Sanitária Estadual, vinculada à Secretaria de Saúde (SES).
A força-tarefa tem caráter preventivo e vai fiscalizar bares e distribuidoras para verificar a procedência das bebidas e impedir crimes que coloquem em risco a saúde da população. A medida foi adotada após casos em outros estados, onde bebidas adulteradas com metanol causaram intoxicações e mortes. Em Goiás, não há registros até o momento.
O secretário de Segurança Pública, Renato Brum dos Santos, disse que a integração dos órgãos é fundamental. “Estamos sempre um passo à frente para proteger vidas e garantir a tranquilidade da sociedade”, afirmou.
O secretário de Saúde, Rasível Santos, explicou que a Vigilância Sanitária vai avaliar a qualidade e a origem das bebidas. Ele orientou a população a evitar o consumo de bebidas alcoólicas, principalmente destiladas, até a conclusão da fiscalização.
A Secretaria de Saúde também emitiu nota técnica para preparar médicos e profissionais da rede estadual em caso de intoxicações por metanol.
Riscos do metanol
O metanol é um álcool usado na indústria e altamente tóxico para o ser humano. Pequenas quantidades podem causar cegueira irreversível e doses maiores levam à morte. Os sintomas de intoxicação incluem náusea, vômito, dor abdominal, tontura, confusão mental, visão embaçada e convulsões.
Em caso de suspeita, a orientação é buscar atendimento médico imediato. O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Goiás (Ciatox) atende 24 horas pelos telefones 0800 646 4350 (estadual) e 0800 722 6001 (nacional).










