Cotidiano

OcaVolts 2025 promove discussão sobre soluções pedagógicas no cotidiano escolar

DM Redação

Publicado em 3 de outubro de 2025 às 15:58 | Atualizado há 48 minutos

O evento contará com palestras e outras atividades destinadas a secretários de educação e cultura, diretores, coordenadores, professores, arte-educadores e psicopedagogosNo próximo dia 4 de outubro, Goiânia recebe a IV Jornada de Educação, Arte e Cultura da Turma do Cabeça Oca – OcaVolts 2025, que traz como tema “O Mergulho na Infância, no Afeto e na Criatividade”.

O evento – destinado a secretários de educação e cultura, diretores, coordenadores, professores, arte-educadores e psicopedagogos, será realizado das 8h às 13h, no Teatro Madre Esperança Garrido, com entrada gratuita mediante inscrição no Sympla e vagas limitadas.O OcaVolts propõe uma pausa na correria do dia a dia para pensar, sentir e refletir sobre práticas educacionais e artísticas que priorizam o afeto, a criatividade e o protagonismo infantil.

“É um convite para desacelerar e mergulhar no lugar onde tudo começa: a infância, o afeto e a criatividade”, resume Christie Queiroz, criador da Turma do Cabeça Oca e idealizador do evento. A edição de 2025 contará com as palestras “O mergulho na infância”, ministrada por Christie Queiroz; “O mergulho no afeto”, com a escritora Raquel Alves, filha do renomado educador Rubem Alves; e “O mergulho na criatividade”, com Nélio Velho, mestre e doutor em educação. Os participantes receberão certificado.

“O evento busca provocar reflexão, inspirar práticas e propor soluções pedagógicas e artísticas viáveis no cotidiano escolar. Mais do que um encontro, é um espaço de troca e aprendizado, onde profissionais podem se inspirar para desenvolver processos que respeitem os tempos, espaços e habilidades das crianças”, destaca Christie Queiroz. Além das palestras, a programação inclui a premiação da 2ª edição do concurso “A Arte de Fazer Arte”, uma iniciativa que valoriza e reconhece o trabalho de professores em sala de aula. Os projetos vencedores serão conhecidos e premiados durante o OcaVolts 2025.

Na ocasião também será feito o lançamento do edital da próxima edição do certame.Durante o ano, educadores de diversas regiões do Brasil desenvolvem atividades inspiradas em obras da Turma do Cabeça Oca – sejam livros, espetáculos ou projetos pedagógicos – e inscrevem esses trabalhos no concurso. A proposta do concurso é documentar e compartilhar experiências criativas já realizadas com os alunos, reforçando o papel transformador do professor.

Christie Queiroz e a Turma do Cabeça Oca

Christie Queiroz sempre estudou em escolas públicas e tem orgulho dessa trajetória, citando-a frequentemente em suas palestras, em especial nas realizadas em instituições públicas. É formado em Design Gráfico pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e é o criador da Turma do Cabeça Oca. Autor, cartunista, diretor de espetáculos teatrais, palestrante e encantador de crianças, Christie também é CEO da CMQ Editora e Produções Artísticas.

Criada por Christie Queiroz, a Turma do Cabeça Oca nasceu como um projeto artístico e educacional que une literatura, teatro, música e cultura para promover reflexões sobre infância, educação e valores humanos. Com dezenas de livros publicados, espetáculos teatrais apresentados em diferentes regiões e ações voltadas à comunidade escolar, a Turma é reconhecida de crianças e adolescentes, sempre aliando afeto, criatividade e conteúdo pedagógico.

Serviço:

OcaVolts 2025 – IV Jornada de Educação, Arte e Cultura da Turma do Cabeça OcaQuando: 4 de outubro de 2025 (sábado), das 8h às 13hLocal: Teatro Madre Esperança Garrido (Av. Contorno, 241, Setor Central, Goiânia/GO)Entrada: Gratuita, mediante inscrição no SymplaInscrição: Sympla – OcaVolts 2025

Contribuição opcional: 1kg de alimento não perecível

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia