Goiás registra primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol
DM Redação
Publicado em 3 de outubro de 2025 às 20:38 | Atualizado há 4 horas
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás confirmou nesta sexta-feira (03/10) o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol no estado. Uma mulher de 25 anos, natural de Itapaci, está internada em estado grave na UTI do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano, em Uruaçu.
A paciente consumiu bebida alcoólica em uma cachoeira no município de Guarinos. Ela desenvolveu dificuldade respiratória, redução do nível de consciência, acidose metabólica grave e insuficiência renal aguda, e precisou de entubação e hemodiálise.
Exames laboratoriais estão em andamento para confirmar ou descartar a contaminação por metanol. O secretário de saúde Rasivel Dos Reis Santos Junior destacou que o caso foi notificado por seu “potencial epidemiológico”, similar a registros similares em SP, BA e PE.
O governo goiano criou força-tarefa para investigar adulterações em bebidas alcoólicas, com fiscalização em bares, restaurantes e distribuidoras. A SES-GO emitiu nota técnica com protocolos de atendimento intoxicados.
Foto: Divulgação/ HCN
Vídeo: SES-GO