Brasil registra 127 casos suspeitos de intoxicação por metanol, diz ministro
DM Redação
Publicado em 4 de outubro de 2025 às 12:34 | Atualizado há 1 dia
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informou neste sábado (04/10) que o Brasil já registra 127 casos suspeitos de intoxicação por metanol em 12 estados. O número representa suspeitas, não confirmações, com o ministro classificando o momento como “de atenção e não de pânico”.
Padilha recomendou que a população evite bebidas destiladas, “sobretudo aquelas que a garrafa é feita com a rosca”. O ministro destacou que não foram identificados casos em bebidas em latas ou garrafas com tampas metálicas, reforçou ser “produto de lazer, não de necessidade”.
O governo adquiriu 12 mil ampolas de etanol farmacêutico e 2.500 tratamentos de Fomepizol para combater as intoxicações. Os medicamentos serão distribuídos aos Centros de Referência de Toxicologia, com 604 farmácias de manipulação capacitadas para produção do antídoto.
Profissionais de saúde receberam orientação para notificação imediata na primeira suspeita de intoxicação. O protocolo inclui checar acidose metabólica, garantir hidratação, monitorar função cardíaca e iniciar uso de etanol farmacêutico quando indicado.
Foto: Reprodução/ Ministério da Saúde