Brasil

GOL adota novas tarifas para malas de mão em voos internacionais

Gabriel Maia - Estágio DM

Publicado em 6 de outubro de 2025 às 11:54 | Atualizado há 4 horas

Passageiros que optarem por voos internacionais da GOL não terão mais direito à tradicional mala de mão | Foto: Divulgação
Passageiros que optarem por voos internacionais da GOL não terão mais direito à tradicional mala de mão | Foto: Divulgação

A companhia aérea GOL anunciou recentemente que adotou novas regras para bagagem de mão em voos internacionais. A tarifa chamada de “Basic” começa a ser cobrada a partir de 14 de outubro, mas apenas para rota do Aeroporto  Galeão (Rio de Janeiro) e Montevidéu (Uruguai). Com ela, o passageiro deixa de ter o direito à mala de mão tradicional gratuita e passa a poder levar apenas um item pessoal com até 10 kg, desde que caiba embaixo do assento.  

As tarifas pretendem atender a diferentes tipos de viagem, com três opções para o mercado doméstico (Light, Classic e Flex) e cinco para voos internacionais (Basic, Light, Flex e Premium Economy).  

Essa mudança segue os padrões “low cost” (baixo custo), oferecendo tarifas menores conforme o perfil do cliente. A taxa não inclui a bagagem de mão convencional gratuita, mas apenas um item pessoal como bolsa ou mochila pequena. Já os voos domésticos não há alterações e mantém tanto a mala tradicional quanto um item pessoal.  

As normas também serão aplicadas nas políticas de remarcação de passagem e todos os bilhetes poderão ser alterados, com ou sem custos, conforme a categoria que foi comprado. Tarifas como Flex e Premium Economy permitem reembolso integral para cancelamentos realizados antes da viagem.

Outras novidades

Outra grande modificação está relacionada com o adiantamento de voos, os clientes das modalidades Light, Classic, Flex e Premium Economy agora poderão solicitar o embarque antecipado ao decorrer do dia, e não mais com apenas até 6 horas de antecedência, como atualmente.  

Segundo, Danillo Barbizan, diretor de Vendas da Gol, a implementação é uma prática já utilizada e consolidada em diversas companhias aéreas do mercado, com objetivo de captar novos perfis de clientes.  

“É bom frisar que isso não é novidade na indústria, mas sim uma evolução natural do negócio. Temos passageiros que não têm necessidade de despachar mala, e muitas vezes nem de levar bagagem de mão. Esse perfil de viajante busca apenas praticidade: pega um voo, participa de reuniões, volta no mesmo dia ou já tem residência no destino. Essa nova tarifa vem exatamente para atender esse público”, explicou Danillo Barbizan em  entrevista ao site Panrotas.  

Vale lembrar que a medida por enquanto é exclusiva da GOL, enquanto a Latam e a Azul ainda permitem uma mala de mão nas medidas (55x35x25 cm), além de um item pessoal.  


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia