Moda goiana busca caminhos para internacionalização em talk com Leandro Pires
DM Redação
Publicado em 8 de outubro de 2025 às 11:32 | Atualizado há 4 horas
Especialista avalia que o setor precisa investir em sustentabilidade, tecnologia e comunicação para ampliar competitividade fora do Brasil
Goiânia recebe neste sábado (11), o Tranoï Fashion Talk, encontro promovido pelo Sebrae Goiás com foco na internacionalização de marcas locais. O evento reune empresários e estilistas interessados em discutir os caminhos para levar a moda produzida no Estado a novos mercados, especialmente o europeu.
O encontro conta com a participação de Isabela Keiko, representante exclusiva no Brasil dos salões Tranoï, reconhecidos por impulsionar designers emergentes no mercado europeu. Ela destaca a importância de criar pontes entre marcas brasileiras e compradores internacionais, reforçando que a feira funciona como vitrine para talentos que buscam visibilidade fora do país.
A programação também traz a contribuição de Ivana Menezes, presidente da Câmara de Moda da ACIEG Moda, que apresenta uma visão institucional sobre o fortalecimento da cadeia produtiva goiana. Segundo ela, a internacionalização deve ser vista como oportunidade coletiva, capaz de gerar impacto econômico e consolidar o Estado como polo criativo no cenário global.
À frente do debate, o empresário Leandro Pires, que acaba de retornar de Paris após participação na feira Tranoï – parceira oficial da Paris Fashion Week – destaca os avanços do setor, mas também os desafios que ainda precisam ser superados.
Segundo ele, a moda goiana tem força criativa reconhecida, mas carece de modernização em pontos estratégicos. “Precisamos com urgência nos adequar às práticas responsáveis e sustentáveis, bem como conhecer mais sobre tecnologia e comunicação. Temos marcas incríveis em seu processo criativo, mas ainda primárias no que tange à tecnologia e inovação no processo fabril do produto, bem como em comunicação e branding. Não tem como ‘ir para fora’ sem cuidarmos do básico dentro de casa”, afirma.
Entre os obstáculos enfrentados por empreendedores locais,Leandro Pires cita a limitação de recursos e a falta de conexões comerciais com o exterior. “Percebo alguns desafios. Dentre eles: falta de capital para investimento e giro; falta de um relacionamento comercial e de negócios com o mercado internacional, em sua grande maioria nem mesmo possuem conhecimento ou domínio de um segundo idioma; e falta de incentivos para o setor, com ações que promovam abertura de novos mercados internacionais”, diz.
Para o especialista, encontros como este que acontece em Goiânia podem representar um ponto de virada para o setor. “Primeiramente por meio do conhecimento, com o compartilhamento da informação. É sabendo das oportunidades que refletimos em como aproveitá-las. Também o evento promoverá a ampliação de uma rede de contatos, item de extrema importância para acessar novos espaços, inclusive internacionais. Relacionar é um dos importantes ativos”, avalia.
Ele acrescenta que o Tranoï Fashion Talk pode funcionar como um ponto de partida para que pequenas e médias empresas tracem estratégias concretas de expansão. “As empresas adquirirão conteúdos que darão o ‘start’ de um plano futuro, próximo ou de longo prazo, sobre qual jornada precisam percorrer para começar a vender de maneira formal para o mercado internacional”, conclui.