Equipe do HEAPA participa de imersão do Projeto Integração Hospitalar em Rede-GO
DM Redação
Publicado em 10 de outubro de 2025 às 08:01 | Atualizado há 9 horas
A equipe do Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (HEAPA) participou da Sessão de Imersão Presencial (SIP), realizada como parte das atividades do Projeto Integração Hospitalar em Rede – GO, desenvolvido em parceria com o Institute for Healthcare Improvement (IHI).
Representando o projeto Ciência da Melhoria na Prática (CMP), os colaboradores Karine Nunes, Eliane Ferreira, Karla Kamila, Dyenes Chaves e Marcos Medeiros estiveram presentes no encontro, que promoveu atividades de capacitação, troca de experiências e alinhamento de estratégias voltadas à qualidade e segurança do cuidado hospitalar.
Durante a imersão, a equipe teve a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre a metodologia da Ciência da Melhoria e conhecer detalhes do projeto que será implementado no HEAPA, voltado à qualificação dos processos assistenciais e à consolidação da cultura de segurança em saúde.
O Projeto Integração Hospitalar em Rede – GO tem como objetivo fortalecer o trabalho em rede entre os hospitais públicos do estado de Goiás, incentivando a adoção de práticas baseadas em evidências, o uso de metodologias da qualidade e o foco no cuidado centrado no paciente.
A parceria com o IHI tem contribuído de forma significativa para a capacitação das equipes e o aprimoramento da gestão hospitalar. Para a representante do Projeto CMP no HEAPA, Karine Nunes, participar do Projeto Integração Hospitalar em Rede e vivenciar a Sessão de Imersão Presencial foi uma experiência extremamente enriquecedora.
“A abordagem prática da Ciência da Melhoria nos proporcionou uma nova forma de enxergar os processos assistenciais e reforçou a importância de olhar com mais atenção para os detalhes que impactam diretamente na segurança do paciente. O aprendizado sobre sepse, em especial, ampliou nossa visão profissional e nos fez refletir sobre como a identificação precoce e o manejo adequado podem salvar vidas”, disse.
Karine destacou ainda que equipe Voltou com o compromisso ainda mais fortalecido de aplicar o conhecimento na rotina do hospital e promover melhorias reais na qualidade do cuidado.