Congresso do Peru derruba presidente Dina Boluarte em votação unânime
DM Redação
Publicado em 10 de outubro de 2025 às 13:04 | Atualizado há 6 horas
O Congresso do Peru destituiu a presidente Dina Boluarte em votação unânime nesta sexta-feira (10/10). Parlamentares de todo o espectro político aprovaram quatro moções de vacância por “incapacidade moral”, cada uma com mais de 100 votos favoráveis entre 122 possíveis.
José Jeri, chefe do Congresso de 38 anos, assumiu o cargo horas após a destituição e se tornou o sétimo presidente peruano desde 2016. O membro do partido conservador Somos Peru prometeu “declarar guerra ao crime” e adotar medidas duras contra a insegurança.

Boluarte, que assumiu em dezembro de 2022 após a queda de Pedro Castillo, registrava índices de aprovação entre 2% e 4%. A presidente enfrentava acusações de enriquecimento ilícito e responsabilidade por repressão letal a protestos, que ela sempre negou.
A destituição ocorreu após partidos de direita que antes apoiavam Boluarte, incluindo a Renovação Popular e a Força Popular, retirarem seu apoio. Multidões comemoraram a decisão do Congresso, enquanto Castillo comemorou a queda da “usurpadora” nas redes sociais.
Foto: Presidência do Peru