Mercedes-Benz supera o marco de 400 ônibus elétricos eO500U vendidos no País
Norton Luiz
Publicado em 13 de outubro de 2025 às 09:13 | Atualizado há 4 horas
A Mercedes-Benz do Brasil segue dando passos significativos na consolidação de sua presença na eletromobilidade no País. A Empresa superou o marco de venda de 400 ônibus elétricos urbanos eO500U à bateria, considerando o volume acumulado desde o início de 2024 até o mês de setembro deste ano.
Os benefícios do ônibus elétrico para o meio ambiente e a sociedade são notáveis: zero emissão local de CO2, zero poluição do ar, extremamente silencioso e sem vibração, trazendo conforto e bem-estar a bordo para os passageiros e o motorista.
O ônibus elétrico urbano eO500U foi totalmente desenvolvido no País dentro da realidade brasileira e latino-americana. Ele vem sendo produzido em série desde o final de 2022, na moderna Linha 4.0 da fábrica da Empresa em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Atualmente, o ônibus elétrico Mercedes-Benz vem sendo testado fora do Estado de São Paulo, em demonstrações no Paraná, Minas Gerais, Bahia e Espírito Santos e, futuramente, no Rio de Janeiro.
“Essas 400 unidades do nosso ônibus elétrico, com tecnologia da própria marca, foram entregues a empresas de transporte coletivo do Estado de São Paulo, principalmente da capital”, diz Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Ainda segundo Walter Barbosa, “é muito significativo expandir nossa presença em eletromobilidade na cidade de São Paulo, que utiliza fortemente os ônibus em seu sistema de transporte coletivo. Assim, em alinhamento com a Daimler Buses, reforçamos o nosso compromisso de buscar soluções de descarbonização no transporte, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e os princípios ESG”.

A expansão do eO500U brasileiro alcança outros mercados. Chile e Argentina já receberam este ônibus elétrico para demonstração, o que irá ocorrer também com o México. No caso do Chile, o eO500U foi aprovado tecnicamente em operação regular quanto ao consumo de energia e capacidade de passageiros.
O chassi da consagrada linha O 500, o eO500U é um modelo Padron 4×2 de piso baixo para carroçarias de até 13,2 metros. Entre seus diferenciais está a autonomia de até 270 km, a maior entre os ônibus elétricos no Brasil. E também a maior capacidade de transporte de passageiros do segmento.
O sistema de recarga de baterias é do tipo plug-in CC2, mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler Buses em seus ônibus elétricos, levando até três horas para a recarga completa. A nova geração de baterias NMC3 é a mesma utilizada nos ônibus Mercedes-Benz eCitaro na Europa.
O eO500U traz para o motorista e o usuário uma experiência única, com uma condução suave, muito confortável e extremamente silenciosa. O conceito eletroeletrônico do veículo brasileiro segue parâmetros do ônibus integral eCitaro da Daimler Buses. Isso engloba baterias, direção elétrica, motores elétricos, eixos e outros itens.
Como sempre acontece, a Mercedes-Benz oferece suporte a todos que fazem parte do ecossistema da eletromobilidade, especialmente na transição do motor diesel para a tração elétrica. Para isso, a Empresa conta com a equipe de eMobility, que centraliza todas as ações ligadas ao novo produto e ao novo segmento de mercado. Ela oferece apoio a clientes, motoristas, profissionais de oficina, gestores do transporte público, concessionários da marca, encarroçadores e demais parceiros.
Mais do que um novo produto, o chassi de ônibus elétrico representa um novo passo da Mercedes-Benz do Brasil na direção de um ecossistema que inclui também serviços exclusivos e dedicados aos veículos elétricos.
A gama de serviços inclui uma consultoria especializada às empresas de ônibus e aos gestores do transporte coletivo urbano no que se refere ao funcionamento do veículo, infraestrutura de abastecimento de energia e de recarga das baterias e gestão de frota com ônibus elétricos. Além disso, os concessionários da marca são treinados e têm estrutura preparada para o atendimento especializado a clientes de ônibus elétricos.
Com foco em inovação, conectividade e eficiência operacional, o eO500 U já vem equipado com o sistema de telemetria FleetBus totalmente ativado, pronto para ser utilizado assim que o veículo entra em operação. Isso elimina etapas adicionais e oferece praticidade ao cliente, que pode aproveitar todos os recursos de conectividade do serviço, ampliando o controle sobre a frota e otimizando os resultados.
Desenvolvido especialmente para a gestão de frotas de ônibus, o FleetBus é ideal para pequenos, médios e grandes frotistas. Ele está disponível para veículos novos (Euro 5, Euro 6 e Elétricos) e também pode ser instalado em modelos seminovos fabricados a partir de 2012, por meio de um kit de conectividade composto por módulo de telemetria, chicotes elétricos e antenas.
Com o FleetBus já ativado, o gestor tem acesso imediato a informações em tempo real sobre os veículos e o comportamento dos motoristas, incluindo análises de performance e diagnósticos. Isso garante uma gestão mais eficiente da frota e uma experiência superior com os serviços digitais 4.0 da Mercedes-Benz.