Internacional

Maduro ataca opositora após Nobel da Paz com insulto “bruxa demoníaca”

DM Redação

Publicado em 13 de outubro de 2025 às 10:21 | Atualizado há 3 horas

O episódio aprofunda a polarização no país antes das eleições
O episódio aprofunda a polarização no país antes das eleições

O presidente venezuelano Nicolás Maduro dirigiu-se à opositora María Corina Machado como “bruxa demoníaca” em discurso público. A declaração ocorreu após o anúncio da conquista do Prêmio Nobel da Paz pela líder oposicionista, embora Maduro não a tenha citado nominalmente.

Maduro utilizou a figura de “La Sayona”, personagem aterrorizante do folclore latino-americano, para referir-se à sua adversária política. A analogia pretendeu estigmatizar a Nobel da Paz como entidade maligna perante seus apoiadores.

O mandatário venezuelano defendeu seu conceito de paz, baseado em “soberania e igualdade”, ao mesmo tempo que rejeitou o que classificou como “paz das ruínas de Gaza”. Maduro questionou a capacidade de intimidação sobre seu governo e encerrou com “Ninguém aqui se rende, droga”.

O pronunciamento afirmou que 90% da população venezuelana rejeita a opositora, em evidente tentativa de deslegitimar o reconhecimento internacional representado pelo Nobel. O episódio aprofunda a polarização no país antes das eleições.

Foto: Reprodução

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia