Cotidiano

Senador Canedo vence a estiagem pelo segundo ano seguido

DM Redação

Publicado em 15 de outubro de 2025 às 13:34 | Atualizado há 4 horas

Pelo segundo ano consecutivo, cidade garante abastecimento estável durante a seca, graças a investimentos e planejamento da Sanesc

O município de Senador Canedo encerra mais um período de estiagem com o sistema de abastecimento operando em plena normalidade. Pelo segundo ano consecutivo, não houve registro de falta d’água no município durante os meses mais secos, resultado direto dos investimentos estruturais realizados pela Sanesc – Agência de Saneamento de Senador Canedo – nos últimos anos.

Mesmo diante da escassez de chuvas dos últimos meses, o sistema manteve reservas acima do nível de segurança, garantindo abastecimento contínuo para toda a população. A estabilidade foi tamanha que, em plena estiagem, a Sanesc pôde iniciar uma importante obra de ampliação: o afundamento do leito do Haras 2, que permitirá aumentar ainda mais a capacidade de armazenamento de água bruta nos próximos anos.

Inaugurado em junho de 2024, o Haras 2 se consolidou como a maior reserva de água bruta de Senador Canedo, dobrando a capacidade de represamento e garantindo o abastecimento para acompanhar o ritmo de crescimento do município — que, segundo o IBGE, foi o que mais cresceu no Brasil na última década.

De acordo com o prefeito Fernando Pellozo, o resultado é fruto de planejamento técnico, investimentos em infraestrutura (represa, captação e tratamento) e gestão eficiente dos recursos hídricos.

“Hoje Senador Canedo vive um novo momento: cidade sem água é um estigma do passado, que superamos através de gestão e investimento. Passamos pelos meses mais secos com tranquilidade e ainda conseguimos ampliar nossa capacidade para o futuro. É isso que os moradores merecem e o foco da nossa gestão: tornar Senador Canedo um lugar cada dia melhor para se viver ”, destacou.

Com o fim da estiagem e a previsão de chuvas para os próximos dias, a Sanesc reforça que o município segue preparado para continuar crescendo de forma sustentável, com segurança hídrica e qualidade de vida para todos os canedenses.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia