Complexo Industrial da Nissan em Resende celebra 100 mil carros fabricados para exportação
Norton Luiz
Publicado em 17 de outubro de 2025 às 12:21 | Atualizado há 1 dia
O Complexo Industrial da Nissan, em Resende (RJ), celebra mais um marco: a exportação de 100 mil carros. A unidade que definiu esse marco foi um Kicks Play Sense com câmbio manual na cor branca destinado à Argentina, país que recebeu mais da metade de toda a produção feita para comercialização em mercados externos desde o início do programa de exportação.
Dentro desse total, a Nissan também enviou veículos a países como Chile, Paraguai, Uruguai, Peru, Costa Rica, Panamá e Bolívia. O primeiro veículo produzido na Nissan do Brasil para exportação foi o compacto Nissan March para a Bolívia. Porém, o primeiro embarque foi de unidades do mesmo modelo para exportação ao Paraguai.
Entre os modelos e versões mais exportados pela planta de Resende estão o March S, Versa Sense, Kicks Play Advance e o novo Kicks Advance.

Hoje, o Complexo Industrial da Nissan em Resende exporta o novo Kicks e o Kicks Play. No futuro, também como resultado do investimento de R$ 2,8 bilhões da fabricante japonesa, a fábrica passará a produzir um novo SUV que será vendido para mais de 20 países, tornando Resende um hub de exportação.
Inaugurado em 15 de abril de 2014, o Complexo Industrial da Nissan é formado por uma fábrica de veículos e uma de motores e conta com um ciclo completo de produção. É uma das poucas unidades industriais inauguradas mais recentemente no Brasil que possui, dentro de suas instalações, da área de estamparia até pistas de testes, incluindo chaparia, pintura, injeção de plásticos, montagem e inspeção de qualidade.
Atualmente, a unidade conta com cerca de 2.600 funcionários da Nissan. Esse número, porém, ultrapassa 3.200 pessoas incluindo funcionários de fornecedores que atendem a produção ou prestam serviços internos. Essa equipe garante que a manufatura atue, atualmente, em dois turnos.