Saúde

Luziânia tem uma UPA modelo

DM Redação

Publicado em 20 de outubro de 2025 às 16:08 | Atualizado há 6 horas

A Unidade de Pronto Atendimento José Paulo Boni, em Luziânia é um referencial de grande brilho para saúde da cidade. Localizada no Parque Estrela Dalva II, próxima da região central a unidade tem números expressivos para um local de serviços de saúde pública e que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

“Somos a primeira linha de defesa da saúde em Luziânia e não podemos descansar um minuto para garantir que todos tenham uma assistência de qualidade e com humanização”, comenta a diretora Érica Pereira de Sousa.

Essa é uma UPA Porte 3 – uma das mais requisitas e com garantia de serviços variados – que atende toda a população de Luziânia e região. Érica explica que além da população de Luziânia a unidade é buscada por pessoas de outras cidades próximas, já que é do regime “porta aberta”.

A UPA José Paulo Boni presta em média mais de 10.000 atendimentos todo mês, chegando a romper a barreira dos 12 mil pacientes acolhidos e são realizados cerca de 100.000 procedimentos diversos.

Érica Sousa conta que a unidade é referência para todo o Entorno Sul do Distrito Federal para ações muito específicas como para socorrer vítimas de acidentes peçonhentos, como picadas de cobras, escorpião e aranhas venenosas. “Além disso somos a referência para ministrar o combo de socorro para vítimas de violência sexual”, explica a diretora.

Todo atendimento de urgência e emergência trazidos pelo SAMU, Bombeiros e outras formas de remoção são acolhidos e processados na UPA José Paulo Boni. “Acolhemos, triamos, estabilizamos os pacientes e se necessário os encaminhamos via regulação para a unidade de referência. O fundamental é que ninguém fica sem socorro”.

Todo o corpo de funcionários da UPA José Paulo Boni é preparado para atender o mais rápido e da forma mais atenciosa possível. A média de atendimento é de pouco mais de uma hora para casos que não são de urgência. Os casos mais graves são atendidos em tempo recorde a cada avaliação. “Nossa meta é prestar um serviço de qualidade e com o máximo de humanização, garantindo que nossa população seja bem cuidada e a saúde bem atendida”, finaliza Érica Sousa.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia