DM Saúde

Hospital da Mulher em Goiânia realiza vacinação contra bronquiolite para gestantes

Redação

Publicado em 6 de janeiro de 2026 às 09:06 | Atualizado há 5 meses

A imunização é indicada para gestantes entre a 24ª e a 36ª semana de gravidez
A imunização é indicada para gestantes entre a 24ª e a 36ª semana de gravidez

O Hospital Municipal da Mulher e Maternidade Célia Câmara realiza, nesta terça (06/01) e quarta-feira (07/01), uma ação especial de vacinação contra bronquiolite para gestantes. A imunização protege os bebês contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite, uma das infecções respiratórias mais graves em recém-nascidos e lactantes.

A imunização é indicada para gestantes entre a 24ª e a 36ª semana de gravidez. Essa janela garantirá a transferência adequada de anticorpos da mãe para o bebê, oferecendo proteção essencial nos primeiros e mais vulneráveis meses de vida. Fora desse período, a eficácia pode ser reduzida.

A vacinação deve ocorrer entre a 24ª e a 36ª semana de gestação. Nesse período, a mãe produz anticorpos que são transferidos para o bebê ainda na gravidez, garantindo proteção nos primeiros meses de vida. A estratégia visa reduzir casos graves, internações e complicações respiratórias.

O secretário municipal de Saúde de Goiânia, Luiz Pellizzer, reforçou a importância da vacinação durante a gestação. “A imunização materna contra o VSR é uma medida segura e eficaz para reduzir casos graves de bronquiolite”, afirmou. A iniciativa integra uma mobilização nacional para ampliar a proteção materno-infantil.

Foto: Reprodução


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia