TCM declara Comurg financeiramente autônoma e muda relação com a Prefeitura de Goiânia
Redação
Publicado em 14 de janeiro de 2026 às 20:07 | Atualizado há 5 meses
A prefeitura autorizou um aporte de R$ 190 milhões para quitar dívidas trabalhistas
O Tribunal de Contas dos Municípios decidiu, nesta quarta-feira (14/01), que a Companhia de Urbanização de Goiânia não mantém mais dependência financeira do Tesouro municipal. A Corte reviu entendimento anterior e validou as medidas adotadas pela atual gestão para reequilibrar as contas da empresa.
A administração do prefeito Sandro Mabel apresentou ao TCM um Termo de Ajustamento de Gestão e um Plano de Reestruturação que estabeleceram novos parâmetros financeiros e administrativos para a companhia.
A prefeitura autorizou um aporte de R$ 190 milhões para quitar dívidas trabalhistas, precatórios, requisições de pequeno valor e o déficit operacional acumulado, o que permitiu a reorganização interna da Comurg.
A empresa diminuiu o número de servidores cedidos, promoveu o enxugamento da frota e passou a explorar a prestação de serviços a terceiros, como poda de árvores e coleta de resíduos, como fonte adicional de receita.
Com a retirada da Comurg do orçamento dependente do município, a prefeitura reduziu pressão fiscal, melhorou indicadores de solvência e ampliou a margem para contratar financiamentos e investir em áreas estratégicas.
Sandro Mabel afirmou que a decisão evitou travas administrativas, fortaleceu a governança municipal e impediu que a companhia comprometesse a capacidade de investimento do Paço Municipal
Foto: Reprodução