Internacional

Avião perde asa, sai da pista e termina no Oceano Índico após emergência

Giovanna Gonçalves - Estágio DM

Publicado em 11 de fevereiro de 2026 às 15:18 | Atualizado há 5 meses

Avião sai da pista e para no Oceano Índico após falha técnica na Somália | Foto: AP Photo/Omar Faruk
Avião sai da pista e para no Oceano Índico após falha técnica na Somália | Foto: AP Photo/Omar Faruk

Após um pouso de emergência, nesta terça-feira (10), um avião da companhia Starsky Aviation, na Somália, rompeu as barreiras de segurança do perímetro do aeroporto e parou nas águas rasas do Oceano Índico.

As autoridades aeroportuárias informaram que a aeronave, um Fokker 50 com registro de 36 anos de serviço, apresentou problemas de desempenho cerca de 15 minutos após a decolagem. A informação foi confirmada pelo diretor-geral da Autoridade de Aviação Civil da Somália (SCAA), Ahmed Moalim Hassan.

O voo partiu do Aeroporto Internacional Aden Adde, em Mogadíscio, capital do país, com destino à cidade de Galkayo, transportando 55 passageiros. Após a tripulação relatar a falha técnica, o piloto decidiu retornar imediatamente ao aeroporto para realizar um pouso de emergência.

Durante a manobra, no entanto, a asa direita se desprendeu da fuselagem e a aeronave ultrapassou os limites da pista. Para evitar atingir estruturas rígidas do aeroporto, o piloto conduziu o avião em planeio até a praia próxima, onde parou nas águas rasas. Testemunhas afirmaram ter visto a aeronave voando em baixa altitude antes de parar na orla.

A Autoridade de Aviação Civil da Somália informou que tanto a tripulação quanto os 55 passageiros foram retirados do avião com segurança, sem ferimentos graves.

A SCAA abriu uma investigação formal para apurar as causas das falhas técnicas que levaram ao retorno da aeronave e às consequências do acidente.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia