Cotidiano

Servidores são presos por esquema de venda de vagas no SUS em Goiás

Redação

Publicado em 7 de abril de 2026 às 15:28 | Atualizado há 2 meses

As investigações indicaram que o esquema beneficiou pacientes em Goiânia e em pelo menos oito municípios
As investigações indicaram que o esquema beneficiou pacientes em Goiânia e em pelo menos oito municípios

Cinco servidores públicos foram presos nesta terça-feira (07/04), em Goiás, sob suspeita de participação em um esquema de venda de vagas na fila do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação, conduzida pela Polícia Civil, também resultou na prisão de uma sexta pessoa apontada como integrante da organização criminosa.

As investigações indicaram que o esquema beneficiou pacientes em Goiânia e em pelo menos oito municípios do interior. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em cidades como Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Catalão e Corumbá de Goiás, além de outras localidades.

De acordo com a Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (Deccor), os envolvidos alteravam posições na fila de espera por exames, consultas e cirurgias. O sistema favorecia pessoas que pagavam propina, enquanto pacientes que aguardavam de forma regular acabavam prejudicados. As irregularidades impactaram diretamente plataformas como Servir e Sisreg.

A Justiça determinou o afastamento de cinco servidores de suas funções, além de autorizar 24 quebras de sigilos bancário e fiscal. Os suspeitos devem responder por crimes como corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistema público e associação criminosa.

A operação representa um desdobramento de apurações iniciadas em 2023, quando operadores do esquema já haviam sido identificados e presos. A Polícia Civil segue com as investigações para identificar outros possíveis envolvidos e dimensionar o alcance total das fraudes.

Foto: Reprodução


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia