Dicas

Faltavam seis: conhecidas as 48 seleções do Mundial 2026

Redação DM

Publicado em 10 de abril de 2026 às 13:00 | Atualizado há 2 meses

O Mundial 2026 é a maior competição de futebol de seleções da FIFA e um dos eventos esportivos mais populares de sempre. Realizada nos Estados Unidos, no México e no Canadá, a Copa do Mundo 2026 contará com 48 seleções pela primeira vez na competição (habitualmente, envolve 32 equipes).

Do ponto de vista do Brasil, as “contas” do Mundial 2026 já estão decididas há algum tempo. Qualificada para a Copa desde junho de 2025, a Canarinha foi colocada no Grupo C da competição, juntamente com Marrocos, Haiti e Escócia. No entanto, a composição completa dos grupos só ficou decidida há alguns dias (31 de março).

Enquanto o Brasil disputava seu amistoso com a Croácia, 12 seleções de todo o mundo jogaram uma final de playoff decisiva para tentar garantir uma das últimas seis vagas para a Copa do Mundo de 2026. Estas são as últimas seis equipes a garantir a participação na prova:

1 – Chéquia

Vinte anos após sua última participação em um Mundial, a Chéquia teve que sofrer para conquistar o seu lugar no Grupo A da competição. Na final do playoff da UEFA, frente à Dinamarca, a Chéquia venceu 3-1 nos pênaltis após um empate 2-2 no final de 120 minutos de jogo.

O meia Michal Sadílek foi o grande herói checo porque marcou o pênalti vitorioso, mas as principais individualidades da Chéquia incluem craques como o volante Tomás Soucek e o goleador Patrik Schick, do Bayer Leverkusen. Do lado da Dinamarca, individualidades como Rasmus Højlund e Christian Eriksen terão que acompanhar a Copa pela TV.

2 – Bósnia

A Bósnia garantiu a sua segunda participação de sempre no Mundial ao derrotar a Itália, uma das grandes favoritas dos playoffs, nos pênaltis. Apesar de ser uma das seleções mais históricas do futebol e de ter vencido quatro Copas do Mundo, a Itália voltou a desiludir na fase de qualificação, falhando o acesso ao Mundial pela terceira vez consecutiva (a última participação foi em 2014).

O desaire italiano segue o padrão das duas últimas qualificações, mas as previsões dos analistas davam vantagem à Itália perante a Bósnia. Nas plataformas de apostas, onde os jogadores podem acessar odds aumentadas com o código de indicação bet365, a Itália também era a favorita. Com sua surpreendente vitória, os bósnios retornam ao maior palco do futebol de seleções após 12 anos, naquele que será, muito provavelmente, o último grande torneio de Edin Dzeko, atualmente com 40 anos.

3 – Turquia

O Kosovo é um país com menos de dois milhões de habitantes que procurava fazer história no playoff de acesso à Copa. No entanto, a primeira participação da pequena nação do Kosovo no Mundial ainda não aconteceu em 2026, já que as ambições kosovares esbarraram numa derrota por 1-0 frente à seleção da Turquia.

O gol de Kerem Aktürkoğlu aos 53 minutos foi suficiente para garantir a presença da Turquia no Grupo D do Mundial, onde também estão os anfitriões Estados Unidos. A Turquia tem um dos elencos mais emocionantes em décadas, com destaque para os jovens talentos Arda Güler (Real Madrid) e Kenan Yildiz (Juventus).

4 – Suécia

O quarto playoff de acesso ao Mundial da UEFA foi disputado pela Suécia e pela Polônia, duas equipes acostumadas a participar na fase final. O jogo terminou 3-2, favorecendo os suecos, mas só ficou decidido aos 88 minutos, com um gol do atacante Viktor Gyökeres (Arsenal).

Aos 37 anos, o icônico goleador polonês Robert Lewandowski poderá ter perdido sua última oportunidade de disputar um Mundial. Por outro lado, a torcida verá grandes talentos suecos em ação, incluindo Gyökeres, Anthony Elanga (Newcastle) ou Lucas Bergvall (Tottenham).

5 – RD Congo

Para além dos quatro playoffs da UEFA, foram jogados dois playoffs intercontinentais de acesso à Copa durante o fim de semana. O primeiro opôs o time africano da RD Congo e a Jamaica, da confederação norte-americana.

Com dois times físicos e assentes na organização defensiva, o playoff sorriu à RD Congo, que venceu a Jamaica por 1-0 com um gol solitário do zagueiro Axel Tuanzebe aos 100 minutos. Esta será a primeira presença da RD Congo no Mundial desde 1974, ano em que o país ainda era denominado Zaire.

6 – Iraque

Finalmente, destaque para a seleção do Iraque, que surpreendeu os analistas ao derrotar a Bolívia por 2-1. Ali Al-Hamadi e Ayman Hussein marcaram os gols do lado do Iraque, enquanto Moisés Paniagua foi o autor do único gol dos bolivianos.

Com essa vitória histórica, o Iraque participa na sua segunda Copa, a primeira desde 1986. O time é orientado pelo treinador australiano Graham Arnold.

Mundial 2026: composição final dos grupos

Com esses resultados, esta é a composição final dos 12 grupos da Copa do Mundo de 2026:

  • Grupo A: México, África do Sul, Coreia do Sul, Chéquia
  • Grupo B: Canadá, Bósnia, Catar, Suíça
  • Grupo C: Brasil, Marrocos, Haiti, Escócia
  • Grupo D: Estados Unidos, Paraguai, Austrália, Turquia
  • Grupo E: Alemanha, Curaçao, Costa do Marfim, Equador
  • Grupo F: Holanda, Japão, Suécia, Tunísia
  • Grupo G: Bélgica, Egito, Irã, Nova Zelândia
  • Grupo H: Espanha, Cabo Verde, Arábia Saudita, Uruguai
  • Grupo I: França, Senegal, Iraque, Noruega
  • Grupo J: Argentina, Argélia, Áustria, Jordânia
  • Grupo K: Portugal, RD Congo, Usbequistão, Colômbia

Grupo L: Inglaterra, Croácia, Gana, Panamá

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia