Líderes internacionais prestam homenagens após saída de Keir Starmer do governo britânico
Heloysa Camilo - Estágio DM
Publicado em 22 de junho de 2026 às 11:52 | Atualizado há 1 hora
Primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, na cúpula do G7, em Kananaskis, no Canadá | Foto: REUTERS/Suzanne Plunkett
A decisão de Keir Starmer de deixar o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido, anunciada nesta segunda-feira (22), repercutiu entre chefes de Estado e líderes internacionais, que usaram as redes sociais para destacar sua atuação à frente do governo britânico.
Entre as manifestações, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky agradeceu o apoio recebido durante o mandato de Starmer. Segundo ele, a parceria entre os dois países contribuiu para fortalecer a segurança europeia e a proteção da população ucraniana. Zelensky também ressaltou a relevância dos encontros e conversas mantidos com o líder britânico.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, elogiou a trajetória política de Starmer e afirmou que sua atuação ajudou a reforçar a estabilidade da Europa e da Ucrânia em um curto período de tempo.

Já o presidente do Conselho Europeu, António Costa, destacou os avanços na relação entre o Reino Unido e a União Europeia após o Brexit. Segundo ele, a cooperação construída nos últimos anos abriu uma nova fase de diálogo entre as partes.
Da Austrália, o primeiro-ministro Anthony Albanese afirmou que Starmer deixa uma contribuição importante para o país e para o Partido Trabalhista, legenda que retornou ao poder sob sua liderança em 2024.
Em contraste com as homenagens, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, avaliou que o período de Starmer no comando do governo britânico não teve feitos marcantes. Ele também afirmou que dificilmente surgirá no cenário político do Reino Unido uma liderança com postura muito diferente em relação às relações entre Londres e Moscou.