Messi dispara na artilharia da Copa e amplia vantagem sobre Mbappé e Haaland
Heloysa Camilo - Estágio DM
Publicado em 23 de junho de 2026 às 09:54 | Atualizado há 14 minutos
Mbappé e Haaland aparecem logo atrás do argentino na disputa pela chuteira de ouro da Copa de 2026 | Foto: FIFA/Getty Images
A corrida pela artilharia da Copa do Mundo de 2026 tem três nomes dominando as primeiras posições: Lionel Messi, Kylian Mbappé e Erling Haaland. O argentino aparece na liderança isolada após mais uma atuação decisiva pela seleção de seu país.
Messi chegou aos cinco gols no torneio ao balançar as redes duas vezes na vitória sobre a Austrália, nesta segunda-feira (22). Antes disso, o camisa 10 já havia anotado um hat-trick na estreia diante da Argélia.
Além de liderar a disputa pela chuteira de ouro, o astro argentino alcançou uma marca histórica. Com 18 gols em Copas do Mundo, ele superou o alemão Miroslav Klose e passou a ocupar sozinho o posto de maior artilheiro da história da competição.
Na perseguição ao craque argentino está Kylian Mbappé. O atacante francês marcou duas vezes no triunfo da França sobre o Iraque e agora soma quatro gols nesta edição do Mundial.

O desempenho também permitiu que Mbappé alcançasse 16 gols em Copas do Mundo. Com a marca, o francês ultrapassou Ronaldo Fenômeno (15 gols) e igualou Klose (16 gols) na segunda colocação do ranking histórico de goleadores do torneio.
Também com quatro gols aparece Erling Haaland. O centroavante da Noruega brilhou na vitória por 3 a 2 sobre Senegal, anotando dois gols e consolidando sua presença entre os principais candidatos à artilharia da competição.
Logo atrás do trio estão Deniz Undav, da Alemanha, e Jonathan David, do Canadá, ambos com três gols marcados até o momento. Entre os representantes brasileiros, Vini Jr. e Matheus Cunha dividem a liderança da artilharia da Seleção Brasileira, com dois gols cada.
Enquanto Messi amplia sua vantagem histórica, Cristiano Ronaldo ainda busca o primeiro gol nesta Copa do Mundo. O português passou em branco na estreia e chega pressionado para os próximos compromissos de Portugal no torneio.