Cotidiano

Expo Turismo Goiás destaca potencial dos municípios e fortalece integração do setor

Redação Online

Publicado em 23 de junho de 2026 às 13:50 | Atualizado há 3 horas

Feira reuniu destinos, empresários e gestores públicos; estande da AGM valorizou o turismo de Goiás e contou com a participação do prefeito de vários municípios

A Expo Turismo Goiás 2026, realizada nos dias 17 e 18 de junho, no Centro de Convenções de Goiânia, reuniu representantes do setor turístico, gestores públicos, agentes de viagens, operadoras e expositores de diversas regiões do país. Considerada uma das principais feiras de turismo do Centro-Oeste, a edição deste ano contou com mais de 100 expositores e expectativa de receber milhares de participantes durante os dois dias de programação.

Entre os destaques do evento esteve o estande da Associação Goiana de Municípios (AGM), que apresentou ações voltadas ao fortalecimento do turismo nos 246 municípios goianos. A entidade participou da feira como parceira institucional da Expo Turismo, reforçando a estratégia de incentivar políticas públicas capazes de transformar o potencial turístico local em desenvolvimento econômico e geração de oportunidades para as cidades.

Durante a feira, o espaço da AGM serviu como ponto de encontro para prefeitos, secretários municipais, empresários e representantes do trade turístico interessados em discutir formas de ampliar a presença dos municípios goianos no mercado nacional do turismo. A entidade também destacou a importância da integração entre as regiões turísticas do Estado e da participação dos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro.

Anhanguera

Um dos gestores presentes foi o prefeito de Anhanguera, Marcelo Paiva, que representou o município durante a programação da feira. Conhecida por abrigar um dos menores territórios municipais de Goiás e por suas atrações ligadas ao Lago da Emborcação, a cidade aproveitou o evento para divulgar seus atrativos naturais e fortalecer sua inserção nos roteiros turísticos do Estado.

“Somos a menor cidade de Goiás e a terceira menor do Brasil, mas temos muito orgulho da nossa história e das potencialidades que construímos ao longo dos anos”, afirmou o prefeito Marcelo Paiva. Segundo ele, o limão taiti se tornou símbolo do município e ajudou a projetar Anhanguera nacionalmente com a produção da maior caipirinha do mundo, de 1.717 litros, atualmente em processo de homologação pelo Guinness Book.

Sobre a participação na Expo Turismo Goiás, o prefeito destacou a divulgação dos atrativos locais. “Trouxemos nossa tradicional caipirinha, a limonera sem álcool, artesanato e produtos derivados do limão para mostrar um pouco da cultura e da identidade de Anhanguera”, ressaltou.

Marcelo Paiva, prefeito de Anhanguera, esteve na Expo Turismo 2026

A participação dos municípios ganhou relevância em uma edição marcada pela valorização dos destinos regionais e pela busca de novas oportunidades de negócios. Além da exposição de produtos e serviços, a programação incluiu palestras, capacitações, rodadas de negócios e debates sobre tendências do setor, inovação e desenvolvimento sustentável do turismo.

A Expo Turismo Goiás também reforçou o papel do turismo como ferramenta de desenvolvimento regional. Para a AGM, a presença dos municípios na feira representa uma oportunidade de ampliar a visibilidade de destinos ainda pouco explorados, atrair investimentos e fortalecer a economia local por meio da atividade turística.

Ao longo dos dois dias de evento, o estande da associação recebeu autoridades, gestores e representantes de diversas regiões do Estado, consolidando-se como um espaço de diálogo sobre políticas públicas e estratégias voltadas ao crescimento do turismo municipal em Goiás.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia