Neymar lidera ranking de cartões amarelos provocados em Copas desde 2014
Aline Drumond - Estágio DM
Publicado em 25 de junho de 2026 às 14:45 | Atualizado há 2 horas
Dribles e jogadas individuais fazem de Neymar o jogador que mais gera advertências em Mundiais | Foto: Pedro Vilela/Getty Images
Criticado ao longo da carreira por supostamente exagerar nas quedas em campo, Neymar convive há anos com o rótulo de “cai-cai”. No entanto, os números registrados em Copas do Mundo mostram um cenário diferente. Desde sua estreia no torneio, em 2014, o camisa 10 da Seleção Brasileira se tornou o jogador que mais provocou cartões amarelos em adversários, consequência direta do estilo de jogo baseado em dribles, arrancadas e constantes duelos individuais.
Leia também
Neymar entra em campo aos 30 minutos do segundo tempo na Copa 2026 contra Escócia
Ao todo, Neymar já forçou 13 advertências em Mundiais disputados entre 2014 e 2026. O atacante lidera a estatística desde sua primeira participação na competição e voltou a aumentar os números nesta edição da Copa do Mundo.
Na vitória do Brasil por 3 a 0 sobre a Escócia, nesta quarta-feira (24), o jogador voltou a ser decisivo nesse aspecto. Já no segundo tempo, o camisa 10 partiu em velocidade pelo setor ofensivo e acabou sendo derrubado pelo meio-campista Ryan Christie, que recebeu cartão amarelo pela infração.
Histórico de faltas em Copas
Os números acumulados por Neymar ao longo das últimas edições do Mundial reforçam o protagonismo do atacante no quesito. Em 2014, disputada no Brasil, ele provocou quatro cartões amarelos. Na Copa de 2018, na Rússia, foram seis advertências sofridas pelos adversários. Em 2022, no Catar, outros dois cartões foram aplicados em jogadores que cometeram faltas sobre o brasileiro.
Alguns lances acabaram marcando a trajetória do camisa 10 em Copas do Mundo. O caso mais emblemático aconteceu nas quartas de final de 2014, quando o colombiano Juan Camilo Zúñiga atingiu Neymar nas costas durante a partida contra a Colômbia.
A entrada provocou uma fratura em uma vértebra do atacante brasileiro, tirando-o do restante do torneio. Apesar da gravidade do lance, o defensor recebeu apenas cartão amarelo, decisão que gerou fortes críticas e debates sobre a arbitragem da partida.
Ao longo da carreira pela Seleção, Neymar se consolidou como um dos jogadores mais visados pelos marcadores. A combinação entre habilidade, velocidade e capacidade de desequilibrar partidas faz com que os adversários recorram frequentemente às faltas para interromper suas jogadas, cenário que se repete também nas Copas do Mundo.
Confira os cartões amarelos provocados por Neymar em Copas do Mundo
| Jogador advertido | Jogo | Ano | Fase |
|---|---|---|---|
| Vedran Ćorluka | Brasil 3 x 1 Croácia | 2014 | Fase de Grupos |
| Johan Vásquez | Brasil 0 x 0 México | 2014 | Fase de Grupos |
| Francisco Silva | Brasil 1 (3) x (2) 1 Chile | 2014 | Oitavas de Final |
| Juan Camilo Zúñiga | Brasil 2 x 1 Colômbia | 2014 | Quartas de Final |
| Valon Behrami | Brasil 1 x 1 Suíça | 2018 | Fase de Grupos |
| Stephan Lichtsteiner | Brasil 1 x 1 Suíça | 2018 | Fase de Grupos |
| Adem Ljajić | Brasil 2 x 0 Sérvia | 2018 | Fase de Grupos |
| Carlos Salcedo | Brasil 2 x 0 México | 2018 | Oitavas de Final |
| Édson Álvarez | Brasil 2 x 0 México | 2018 | Oitavas de Final |
| Thomas Meunier | Brasil 1 x 2 Bélgica | 2018 | Quartas de Final |
| Nemanja Gudelj | Brasil 2 x 0 Sérvia | 2022 | Fase de Grupos |
| Marcelo Brozović | Brasil 1 (2) x (4) 1 Croácia | 2022 | Quartas de Final |
| Ryan Christie | Brasil 3 x 0 Escócia | 2026 | Fase de Grupos |
No recorte por seleções, algumas equipes aparecem com maior frequência entre os jogadores advertidos por faltas em Neymar. O México lidera a estatística, com três cartões amarelos recebidos por atletas que pararam o camisa 10 em Copas do Mundo. Na sequência aparecem Suíça e Croácia, que acumulam duas advertências cada ao longo das edições disputadas desde 2014.