Rede estadual de Goiás registra menor índice de abandono escolar dos últimos três anos
Redação Online
Publicado em 26 de junho de 2026 às 22:16 | Atualizado há 51 minutos
Goiás reduz abandono escolar e supera média nacional no ensino médio | Foto: Secom
Goiás apresentou melhora nos principais indicadores do ensino médio da rede estadual. Dados da segunda etapa do Censo Escolar 2025, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostraram que a taxa de abandono escolar caiu de 1,8% em 2022 para 1% em 2025, redução de 44%.
Com o desempenho registrado, Goiás passou a apresentar índice inferior à metade da média brasileira. Em 2025, o abandono escolar no país ficou em 2,2%, percentual mais que duas vezes superior ao verificado nas escolas estaduais goianas.
Os indicadores também apontaram redução significativa na reprovação. O percentual caiu de 3% para 1,2% no período analisado, resultado que representa diminuição de 60% e reforça o avanço do desempenho educacional na rede pública estadual.
Outro indicador apresentou evolução importante. A distorção idade-série passou de 17,6% para 11,7%, queda de 33%. Os dados indicaram que mais estudantes concluíram o ensino médio dentro da faixa etária esperada, com menor atraso escolar.
Os números divulgados pelo Inep consolidaram a melhora dos indicadores educacionais em Goiás entre 2022 e 2025. O levantamento apontou redução simultânea no abandono escolar, na reprovação e no atraso escolar, cenário que evidencia avanços na permanência e no fluxo dos estudantes da rede estadual.