Quase 50 mil pessoas continuam desaparecidas na Venezuela após terremotos, diz ONG
Redação Online
Publicado em 30 de junho de 2026 às 19:42 | Atualizado há 2 horas
Pessoas próximas de prédios destruídos após terremotos em La Guaira | Foto: Jesus Vargas/Getty Images
Quase 50 mil pessoas continuam desaparecidas nas cidades de La Guaira e Caracas, na Venezuela, sob os escombros de estruturas que desabaram após os terremotos da semana passada, afirmou o ICR (Comitê Internacional de Resgate). A organização afirmou que a resposta não é proporcional à dimensão das necessidades humanitárias.
“Os serviços médicos nos centros de saúde e unidades móveis estão sobrecarregados, os abrigos estão lotados e os serviços de água e eletricidade continuam interrompidos em todas as áreas afetadas”, afirmou o IRC em comunicado.
A organização acrescentou que um fluxo massivo de ajuda chegou ao país, mas não houve coordenação no seu recebimento, o que causou uma deterioração significativa dos alimentos. As equipes de busca e resgate começam a se retirar nos próximos dias.
Nicole Kast, diretora do IRC na Venezuela, disse que o que se vê nos abrigos é de partir o coração. “Mulheres sozinhas com crianças pequenas, sem documentos, sem remédios e sem saber onde estão seus parceiros ou parentes. Cada tremor secundário desencadeia pânico coletivo nos abrigos.”