Câmeras registram homem buscando socorro antes de morrer em Catalão (GO)
Aline Drumond - Estágio DM
Publicado em 22 de julho de 2026 às 14:30 | Atualizado há 2 horas
Rafael Vinícius Silva de Souza morreu após buscar ajuda pelas ruas do bairro Jardim Paraíso, em Catalão | Foto: Reprodução/Redes Sociais
A morte de Rafael Vinícius Silva de Souza, ocorrida na noite da última segunda-feira (20), em Catalão, no Sudeste de Goiás, é cercada por questionamentos sobre o tempo de resposta dos serviços de emergência. Antes de morrer, o homem percorreu ruas do bairro Jardim Paraíso em busca de ajuda, situação registrada por câmeras de segurança e testemunhada por moradores.
De acordo com imagens de câmeras de segurança divulgadas pela TV Anhanguera, Rafael Vinícius Silva de Souza caminhou por ruas do bairro Jardim Paraíso, em Catalão, na tentativa de conseguir ajuda. As gravações mostram a vítima visivelmente debilitada, batendo em portões de residências e se apoiando em uma lixeira para não cair. Pouco depois, ele segue até outro imóvel, mas perde as forças e cai na rua antes da chegada do socorro.
Segundo moradores, um vizinho foi até o local para prestar auxílio logo após a queda. A vítima, no entanto, não conseguia informar o que estava acontecendo e apenas pedia socorro, conforme relataram testemunhas.
Registros de ligações apontam tentativas de pedido de socorro
Enquanto Rafael permanecia caído, moradores acionaram os serviços de emergência. Imagens gravadas em um telefone celular mostram que um dos vizinhos realizou uma ligação para o Corpo de Bombeiros pouco depois das 21h. Mais tarde, uma nova tentativa de atendimento foi direcionada ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), já próximo das 22h. Conforme relatos, outros moradores também procuraram os canais de emergência.
A primeira equipe de resgate chegou por volta das 22h26. Quando os bombeiros iniciaram a avaliação da vítima, Rafael já estava sem sinais vitais.
Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que o quartel de Catalão conta com duas ambulâncias responsáveis pelos atendimentos da cidade e de outros sete municípios da região. A corporação afirmou que o sistema registrou apenas uma solicitação de ocorrência às 22h23 e que, após esse chamado, uma ambulância e uma unidade de resgate foram deslocadas imediatamente.
Bombeiros investigam possível falha em chamadas ao 193
A corporação também informou que apura divergências entre os relatos dos moradores e os registros oficiais das ligações. Entre as hipóteses analisadas está a possibilidade de falhas de operadoras de telefonia que possam ter dificultado o encaminhamento das chamadas para o número 193.
O Samu apresentou uma versão diferente sobre o atendimento. Segundo o serviço, as duas ambulâncias que atendem Catalão estavam empenhadas em ocorrências fora do município quando o pedido de socorro foi recebido. O órgão ressaltou ainda que as equipes da cidade também são responsáveis pela cobertura de outros 18 municípios do Sudeste goiano.
As circunstâncias da morte ainda dependem da conclusão dos exames realizados pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO) de Catalão. Inicialmente, as polícias Civil e Militar classificaram a ocorrência como morte natural, já que não foram encontrados indícios de violência no local. Até a última atualização do caso, a causa da morte permanecia indefinida e os familiares de Rafael ainda não haviam sido localizados.