UFRJ nega registro de Flávio Bolsonaro após Alerj citar pós-graduação na instituição
Aline Drumond - Estágio DM
Publicado em 13 de agosto de 2026 às 11:21 | Atualizado há 5 horas
Senador Flávio Bolsonaro teve formação acadêmica questionada após UFRJ negar registro de pós-graduação | Foto: Vittor Sales
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) afirma não ter encontrado qualquer registro acadêmico de Flávio Nantes Bolsonaro entre os alunos da instituição. A declaração foi dada após uma página da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) atribuir ao senador uma pós-graduação em Ciências Políticas pela universidade.

A consulta foi realizada no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA), plataforma utilizada pela UFRJ para reunir e informatizar informações sobre a vida acadêmica dos estudantes. De acordo com a universidade, o nome do senador não aparece no sistema como discente.
A divergência envolve diferentes registros públicos sobre a formação de Flávio Bolsonaro. Enquanto algumas páginas relacionadas à sua trajetória política mencionam uma pós-graduação em Ciências Políticas, a apresentação atualmente disponibilizada pelo próprio senador não inclui essa formação.
Registros apresentam versões diferentes do currículo
Uma das referências está na página da Alerj dedicada à trajetória de Flávio, que exerceu quatro mandatos como deputado estadual no Rio de Janeiro. O perfil informa que o senador teria realizado uma pós-graduação em Ciências Políticas na UFRJ.
No Senado Federal, também há uma descrição que apresenta Flávio como bacharel em Direito e “pós-graduado em ciências políticas”. Nesse caso, porém, o registro não especifica onde o curso teria sido realizado.
O perfil do Senado ainda relaciona ao parlamentar uma especialização em Políticas Públicas pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e outra em Empreendedorismo pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
A versão disponível atualmente no site oficial de Flávio, por outro lado, cita apenas as especializações em Políticas Públicas pelo IUPERJ e em Empreendedorismo pela FGV. O perfil o apresenta como empresário e advogado e não menciona uma pós-graduação em Ciências Políticas pela UFRJ.

Assessoria contesta informação sobre a universidade
Procurada para explicar a diferença entre os registros, a assessoria de Flávio Bolsonaro afirmou que a associação do senador à UFRJ decorre de “erros ou equívocos”. A equipe levantou ainda a possibilidade de as informações terem sido reproduzidas de páginas como a Wikipedia.
Segundo a assessoria, a formação acadêmica correta de Flávio é composta pela graduação em Direito na Universidade Cândido Mendes, pela pós-graduação em Políticas Públicas no IUPERJ e pelo MBA em Empreendedorismo na FGV.
A equipe também indicou o site oficial do senador como fonte de referência para as informações sobre sua trajetória acadêmica. A UFRJ, por sua vez, mantém a informação de que a consulta ao SIGA não localizou Flávio Nantes Bolsonaro como estudante da instituição.