Gêmeas siamesas passam por nova etapa de preparação para cirurgia de separação no Hecad em Goiânia
Redação Online
Publicado em 26 de agosto de 2026 às 20:59 | Atualizado há 47 minutos
Equipe multiprofissional do Hecad atua no procedimento de colocação dos expansores de pele nas gêmeas Maria Helena e Maria Eva | Foto: Laís Castilho e Iron Braz
As gêmeas siamesas Maria Helena e Maria Eva passaram, nesta quarta-feira (26/08), por mais uma etapa de preparação para a futura cirurgia de separação de corpos, no Hecad. O procedimento para colocação de expansores de pele na região torácica teve duração de aproximadamente duas horas e foi realizado sem intercorrências. Os dispositivos serão preenchidos gradualmente ao longo das próximas semanas, permitindo a expansão do tecido para auxiliar na reconstrução.
Naturais de São Paulo, as crianças nasceram unidas pelo abdômen e recebem acompanhamento especializado multiprofissional no Hecad desde julho deste ano, quando chegaram à unidade. O procedimento contou com a atuação integrada de diferentes especialidades, entre elas cirurgia plástica, cirurgia pediátrica e cirurgia vascular, além das equipes de anestesiologia e enfermagem.
Segundo o cirurgião plástico do Hecad, Rogério Hamú, a colocação dos expansores é um procedimento que exige cuidado com as crianças, desde a anestesia até o acompanhamento pós-operatório. “Por serem pacientes pequenas e compartilharem estruturas, é necessário um cuidado intensivo e uma avaliação constante”, destaca.
O cronograma prevê ainda uma segunda etapa de preparação com o implante de novos expansores, desta vez na região abdominal. A data da cirurgia final de separação depende da evolução clínica e da resposta dos tecidos das irmãs nos próximos meses. Depois da cirurgia, as pacientes seguem sob acompanhamento da equipe assistencial da unidade.