Entretenimento

Festival de Veneza reúne grandes nomes do cinema em disputa pelo Leão de Ouro

Heloysa Camilo - Estágio DM

Publicado em 2 de setembro de 2026 às 09:42 | Atualizado há 2 horas

Começa nesta quarta-feira (2) a 83ª edição do Festival de Veneza | Foto:  REUTERS/Guglielmo Mangiapane
Começa nesta quarta-feira (2) a 83ª edição do Festival de Veneza | Foto: REUTERS/Guglielmo Mangiapane

A temporada dos grandes festivais de cinema ganha mais um capítulo nesta quarta-feira (2), com o início da 83ª edição do Festival de Veneza, na Itália. O evento segue até 12 de setembro e reúne produções de diferentes países, com 21 filmes selecionados para disputar o principal prêmio da mostra competitiva, o Leão de Ouro.

Entre os diretores que apresentam novos trabalhos estão nomes consagrados como Danny Boyle, Casey Affleck, Hirokazu Koreeda, Florian Zeller, Martin McDonagh, Nanni Moretti e Stéphane Brizé. A seleção também inclui cineastas de diferentes regiões, reforçando o caráter internacional da programação.

A presidência do júri da competição ficou com a atriz e diretora norte-americana Maggie Gyllenhaal. Ao lado dela estarão o tunisiano Kaouther Ben Hania, o compositor britânico Daniel Blumberg, o jornalista e professor italiano Francesco Casetti, o diretor francês Xavier Giannoli, a cineasta afegã Shahrbanoo Sadat e o diretor chinês Johnnie To.

O grupo será responsável por avaliar os longas e definir não apenas o vencedor do Leão de Ouro, mas também os demais prêmios da competição principal.

Estrelas internacionais devem movimentar o tapete vermelho

Mesmo com uma quantidade menor de produções norte-americanas na disputa, o festival deve receber diversas celebridades de Hollywood e do cinema internacional.

Entre os nomes esperados estão Laura Dern, Guy Pearce, Robert Pattinson, Penélope Cruz, Javier Bardem e George Clooney. O ator e diretor George Clooney será homenageado durante o evento.

Outra artista que receberá uma das principais honrarias da edição é Ellen Burstyn, conhecida por trabalhos como O Exorcista e Réquiem para um Sonho. A veterana será reconhecida com um Leão de Ouro.

Fora da competição, um dos destaques será o documentário “Oasis: Don’t Look Back in Anger”, dirigido por Steven Knight, criador de Peaky Blinders. A produção acompanha o retorno da banda britânica Oasis aos palcos em 2025.

Brasil está representado na competição

O cinema brasileiro também terá espaço na programação. O país participa da disputa com “Retorno a Buenos Aires”, coprodução entre Brasil e Itália dirigida por Marco Bechis.

A história acompanha um médico italiano que retorna à Argentina para prestar depoimento durante o julgamento de ex-militares responsáveis por seu sequestro e escravização durante a ditadura. A volta ao país o obriga a revisitar acontecimentos traumáticos e refletir sobre a própria sobrevivência.

Parte da produção foi filmada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e o elenco conta com os brasileiros Paula Cohen e Eduardo Hoy.

Veja os 21 filmes da disputa pelo Leão de Ouro:

  • “Naza”, de Yuval Abraham e Rachel Szor
  • “Company”, de Casey Affleck
  • “Kami Nour” (“A Bit of Light”), de Ali Asgari
  • “Retorno a Buenos Aires”, de Marco Bechis
  • “Ink”, de Danny Boyle
  • “Un Bon Petit Soldat”, de Stéphane Brizé
  • “Il Fuoco Che Ti Porti Dentro”, de Edoardo de Angelis
  • “Kvinde Ukendt” (“Woman Unknown”), de May el-Toukhy
  • “Bucking Fastard”, de Werner Herzog
  • “15/18” (“A Place to Heal”), de Cédric Kahn
  • “Dau”, de Ilya Khrzhanovsky
  • “Look Back”, de Hirokazu Koreeda
  • “Ga-Neung-Han Sa-Rang” (“Possible Love”), de Lee Chang-dong
  • “Wild Horse Nine”, de Martin McDonagh
  • “Succederà Questa Notte”, de Nanni Moretti
  • “Primetime”, de Lance Oppenheim
  • “The Echo Chamber”, de Andre Pallaoro
  • “Un Peu Avant Minuit”, de Nicolas Pariser
  • “L’Estranea”, de Paolo Strippoli
  • “Nelson San, Anata Wa Hito Wo Koroshimashitaka” (“Mr. Nelson, Did You Kill People?”), de Shinya Tsukammoto
  • “Bunker”, de Florian Zeller

Ao longo dos dez dias de programação, o Festival de Veneza deve combinar a tradicional disputa por reconhecimento da crítica com estreias, homenagens e a presença de grandes nomes da indústria cinematográfica. A cerimônia de encerramento, em 12 de setembro, definirá o vencedor do cobiçado Leão de Ouro.

O Brasil está na disputa pelo Leão de Ouro com “Retorno a Buenos Aires” | Foto: Divulgação

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia