Urnas substituídas chegam a 1.121 no primeiro turno
Fernando Henrique - Estágio DM
Publicado em 4 de outubro de 2026 às 16:55 | Atualizado há 2 horas
Urnas eletrônicas são utilizadas durante o primeiro turno das eleições neste domingo (4) | Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Kassio Nunes Marques, informou que 1.121 urnas eletrônicas tiveram de ser substituídas até as 13h deste domingo (4).
O número representa 0,2% do total de equipamentos disponibilizados pela Justiça Eleitoral (499.248) -índice que, segundo o ministro, está dentro da normalidade.
O TSE ainda tem mais de 67 mil urnas de contingência, ou seja, aptas a substituir outros aparelhos que eventualmente apresentarem problemas.
Sem votação manual
Kassio destacou que, até o momento, não há nenhuma seção eleitoral no Brasil em que tenha sido necessária a votação manual como procedimento de contingência.
Segundo o presidente do TSE, mesmo em regiões que sofrem com intempéries meteorológicas e falta de energia elétrica, como o Paraná, as urnas estão em pleno funcionamento com geradores e baterias. (Luísa Martins/Anna Júlia Lopes/FOLHAPRESS)