Política

Vídeo: Soraya Thronicke relata ameaça de Bolsonaro contra filho trans durante campanha de 2022

Redação Online

Publicado em 19 de outubro de 2026 às 20:57 | Atualizado há 39 minutos

 Senadora afirma que retirou filho da exposição pública após alerta sobre possível vazamento de imagens | Foto: Reprodução
Senadora afirma que retirou filho da exposição pública após alerta sobre possível vazamento de imagens | Foto: Reprodução

A senadora Soraya Thronicke (União Brasil) afirmou, no domingo (18/10), que Jair Bolsonaro (PL) ameaçou divulgar informações e fotografias sobre a transição de gênero de seu filho durante a campanha presidencial de 2022. O relato ocorreu em entrevista ao podcast 3 Irmãos, sediado em Araguari, Minas Gerais. Segundo a parlamentar, o episódio envolveu arquivos que recebeu anonimamente por cerca de um ano, com imagens do período anterior e posterior à transição do filho, um homem trans.

De acordo com Soraya, a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que disputava a Presidência naquele ano, informou que Bolsonaro pretendia tornar o material público. A senadora relatou que recebeu o alerta após um encontro entre integrantes das campanhas presidenciais. Segundo a versão apresentada por ela, Lula explicou que representantes da equipe do então presidente haviam sido chamados para um jantar com integrantes de outras candidaturas, ocasião em que Bolsonaro teria manifestado a intenção de expor as imagens.

A parlamentar contou que retirou o filho da exposição pública durante os 45 dias da campanha e o levou para o interior, por receio das consequências de uma eventual divulgação. Ela também mencionou a preocupação com a atuação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e afirmou que teve uma crise de pânico diante da possibilidade de o episódio afetar a família. Segundo Soraya, a campanha de Lula perguntou se seus familiares estavam preparados para enfrentar a repercussão de um possível vazamento.

Apesar do temor inicial, Soraya afirmou que recebeu apoio do filho, que demonstrou não se preocupar com a eventual divulgação das informações. Conforme o relato da senadora, ele a incentivou a reagir publicamente caso o material viesse a público. Em 2022, Soraya concorreu à Presidência pelo União Brasil, com uma plataforma de direita, e recebeu mais de 600 mil votos, o equivalente a 0,51% do total.

Foto e Vídeo: Redes Sociais


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia