Flávio Bolsonaro tem 52% dos votos válidos contra 48% de Lula, aponta Real Time Big Data
Aline Drumond - Estágio DM
Publicado em 23 de outubro de 2026 às 09:22 | Atualizado há 52 minutos
Levantamento mostra as intenções de voto e os índices de rejeição de Flávio Bolsonaro e Lula | Foto: Reprodução/CCT
O senador Flávio Bolsonaro (PL) aparece numericamente à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma eventual disputa de segundo turno pela Presidência da República, segundo pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta sexta-feira (23). No cenário de votos válidos, Flávio registra 52% das intenções de voto, enquanto Lula soma 48%.
Na pesquisa de votos totais, que considera também os eleitores que pretendem votar em branco ou nulo e aqueles que não souberam responder, Flávio tem 49% das intenções de voto, contra 45% de Lula. Outros 5% dos entrevistados disseram que votariam em branco ou nulo, enquanto 1% não soube responder ou preferiu não informar.
O levantamento também aponta uma diferença de quatro pontos percentuais entre os candidatos em um dos cenários apresentados. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, a diferença fica no limite da margem de erro, o que exige cautela na interpretação dos números.
Rejeição e decisão de voto
Em comparação com a pesquisa anterior do Real Time Big Data, divulgada na última terça-feira (20), Flávio Bolsonaro apresentou oscilação de um ponto percentual nos votos totais, passando de 48% para 49%. Lula permaneceu com 45% das intenções de voto. No cenário de votos válidos, os percentuais dos dois candidatos não mudaram: Flávio manteve 52%, enquanto Lula continuou com 48%.
O levantamento também mediu a rejeição dos dois possíveis candidatos. Lula tem o maior índice: 36% dos entrevistados afirmaram que não votariam nele de jeito nenhum. Para Flávio Bolsonaro, o percentual é de 33%. Outros 28% disseram que não votariam em nenhum dos dois candidatos, enquanto 3% afirmaram que não rejeitam nenhum deles.
A pesquisa indica ainda que a maioria dos eleitores já definiu o voto para um eventual segundo turno. No total, 95% dos entrevistados afirmaram que a escolha está decidida.
Entre os eleitores que disseram votar em Flávio Bolsonaro, 94% afirmaram que não mudariam de escolha de forma alguma. Outros 4% consideram improvável mudar de voto, enquanto 2% disseram que poderiam trocar sua preferência pelo candidato do PL para votar em Lula.
Entre os eleitores de Lula, 93% afirmaram que não mudariam de escolha. Outros 5% disseram que dificilmente mudariam de voto, enquanto 2% admitiram a possibilidade de passar a apoiar Flávio Bolsonaro.
O Real Time Big Data ouviu 2 mil pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 19 e 22 de outubro. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09670/2026.
Leia também