Política

Aos 99 anos, Dona Nazaré vai às urnas e reforça a importância do voto

Léo Carvalho

Publicado em 25 de outubro de 2026 às 16:19 | Atualizado há 1 hora

Aos 99 anos, Dona Nazaré Pereira foi às urnas em Goiânia e reafirmou, com seu exemplo, a importância do voto e do exercício da cidadania | Foto: Divulgação
Aos 99 anos, Dona Nazaré Pereira foi às urnas em Goiânia e reafirmou, com seu exemplo, a importância do voto e do exercício da cidadania | Foto: Divulgação

Aos 99 anos, Nazaré Pereira foi às urnas neste domingo (25) para exercer o direito ao voto no segundo turno das eleições presidenciais. Em Goiânia, a participação da idosa chama a atenção para a importância da cidadania em todas as fases da vida, inclusive entre pessoas que já não são obrigadas a votar.

Mãe do vereador Anselmo Pereira (MDB), Dona Nazaré é uma figura conhecida na Capital goiana. Sua longevidade e sua trajetória foram reconhecidas em setembro deste ano, quando recebeu uma Moção de Aplausos na Câmara Municipal de Goiânia.

A presença de eleitores idosos nas eleições reforça que o voto vai além de uma obrigação legal. É uma forma de participação nas decisões que influenciam os rumos do país, a organização da sociedade e as políticas públicas que afetam diferentes gerações.

“A democracia não tem idade, tem história, coragem e cidadania! E hoje, mais do que nunca, sinto orgulho de fazer parte dessa história ao lado dela. Minha mãe 99 anos”, disse o vereador Anselmo.

Aos 99 anos, Dona Nazaré vai às urnas e reforça a importância do voto
Ao lado dos filhos, o vereador Anselmo Pereira e a advogada Raflesia Pereira, Dona Nazaré Pereira, de 99 anos, votou no segundo turno em Goiânia e exerceu seu direito à cidadania. | Foto: Divulgação

A legislação eleitoral brasileira estabelece que o voto é facultativo para pessoas com mais de 70 anos. Isso significa que elas podem escolher se desejam comparecer às urnas, sem sofrer penalidades por não votar.

A possibilidade de continuar votando permite que idosos mantenham sua participação direta no processo democrático. A idade, por si só, não retira o direito de escolher representantes nem de participar das decisões políticas por meio do voto.

Em Goiás, o número de pessoas com 60 anos ou mais aptas a votar cresceu nos últimos anos. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), o eleitorado nessa faixa etária passou de 689.090 pessoas para 1.104.984 em dez anos, um aumento de 60,4%.

O dado evidencia a ampliação da presença da população idosa no eleitorado goiano e destaca a importância de garantir condições adequadas de acesso aos locais de votação.

Participação que atravessa gerações

A participação de Dona Nazaré aos 99 anos também chama a atenção para o significado do voto como instrumento de cidadania. Em uma sociedade formada por diferentes gerações, a escolha dos representantes permite que cidadãos com experiências e trajetórias distintas participem das decisões coletivas.

Além de assegurar o direito de escolha, a legislação eleitoral prevê prioridade no atendimento para pessoas com 60 anos ou mais. Eleitores com mais de 80 anos têm preferência sobre os demais grupos prioritários, independentemente da ordem de chegada.

O exemplo de Dona Nazaré destaca a continuidade da participação democrática na velhice. Aos 99 anos, ela mantém o direito de escolher seus representantes e demonstra que a cidadania não tem prazo de validade.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia