Política

FGM alerta: municípios goianos têm até sábado (31) para evitar bloqueio de recursos da educação

Léo Carvalho

Publicado em 30 de outubro de 2026 às 14:51 | Atualizado há 2 horas

FGM alerta prefeituras goianas sobre prazo para regularizar pendências e garantir recursos federais para escolas públicas | Foto: Divulgação
FGM alerta prefeituras goianas sobre prazo para regularizar pendências e garantir recursos federais para escolas públicas | Foto: Divulgação

As prefeituras goianas têm até este sábado (31) para regularizar pendências que podem comprometer o recebimento de recursos federais destinados às escolas públicas. O alerta é da Federação Goiana de Municípios (FGM), que orienta gestores e secretarias de Educação a verificar a situação cadastral e financeira das unidades de ensino junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O prazo envolve o Programa Dinheiro Direto na Escola Equidade (PDDE Equidade), iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que prevê repasses suplementares para escolas públicas de educação básica que atendem populações historicamente excluídas.

De acordo com a FGM, entre os problemas que podem impedir transferência dos recursos estão: falta de prestação de contas pelas unidades executoras, ausência de representantes ativos, irregularidades no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e inexistência de conta bancária ativa vinculada à unidade escolar.

Também podem comprometer o repasse a falta de uma Unidade Executora Própria (UEx) constituída na escola e a omissão de informações por parte das entidades responsáveis pela execução dos recursos.

A Federação Goiana de Municípios lembra que a regularização depende do tipo de pendência identificada. Os dirigentes das unidades executoras, segundo a FGM, devem providenciar as correções sob sua responsabilidade. Já as secretarias municipais e estaduais de Educação precisam oferecer orientação técnica, acompanhar as escolas e analisar as prestações de contas.

Para auxiliar nesse trabalho, a federação explica que o MEC disponibiliza um Guia de Resolução de Pendências do PDDE, com instruções sobre como identificar irregularidades e realizar os procedimentos necessários.

A FGM ressalta ainda que os gestores dos 246 municípios goianos mobilizem suas equipes técnicas para verificar a situação das escolas e evitar que problemas administrativos impeçam o acesso aos recursos.

Regulamentado pela Resolução nº 8, de 7 de maio de 2026, o PDDE Equidade tem como finalidade fortalecer as condições de funcionamento das escolas que atendem comunidades em situação de vulnerabilidade social e educacional.

Os recursos suplementares podem contribuir para melhorias na infraestrutura, nas condições de aprendizagem e na qualidade do ensino oferecido aos estudantes.

A regularidade cadastral e a prestação de contas são requisitos importantes para garantir a continuidade dos repasses federais às unidades escolares.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia