Mauro Rubem registra queixa-crime contra Amauri
Datapage
Publicado em 19 de outubro de 2023 às 15:13 | Atualizado há 2 anosO deputado estadual Mauro Rubem (PT) protocolou uma queixa-crime no Juizado Especial Criminal da Comarca de Goiânia contra o deputado Amauri Ribeiro (UB), segunda-feira (16). A representação aponta crime de injúria e busca de indenização por danos morais, após episódio em que, durante sessão na Assembleia Legislativa, Amauri tentou agredir Mauro Rubem em debate sobre a guerra entre Israel e Hamas, no último dia 10.
No documento apresentado, Mauro Rubem diz que o colega “ganhou notoriedade por meio de seu comportamento agressivo e sua postura ultrajante”.
A deputada estadual Bia de Lima (PT) também formalizou denúncia na Procuradoria da Mulher, e na Mesa Diretora, ambas da Assembleia Legislativa contra Amauri Ribeiro. Ainda protocolou representação no Ministério Público Federal (MPF) por violência política de gênero.
Na queixa-crime, os advogados do deputado petista sustentam que houve ofensa ao artigo 140 do Código Penal (injuriar alguém). Na petição eles defendem que a imunidade parlamentar não se aplica ao caso.
No Juizado Cível, o deputado pede que Amauri Ribeiro seja condenado à reparação dos danos morais sofridos, apontando a quantia de R$ 40 mil.
Já na representação à Mesa Diretora, o petista reitera o ocorrido e requer abertura de processo disciplinar. A alegação é de que Amauri Ribeiro feriu o Código de Ética e atentou contra o decoro parlamentar.