Fontana di Trevi é alvo em protesto contra mudanças climáticas
Redação DM
Publicado em 21 de maio de 2023 às 18:46 | Atualizado há 3 anos
Um dos principais pontos turísticos de Roma, na Itália, Fontana di Trevi, foi cenário de manifestação de ativistas ambientais, neste domingo, 21. Integrantes do grupo ambientalista “Ultima Generazione” entraram na fonte e começaram a jogar carvão diluído na água, que ficou da cor preta e abriram uma faixa com a frase “Não vamos pagar pelos fósseis” e gritaram “nosso país está morrendo”, o protesto é contra a exploração de combustíveis fósseis
Os turistas que visitavam o local, tiveram atitudes de rejeição ao protesto, como vaias e comportamento hostil, equipes da polícia foram até o local e retiraram os manifestantes de dentro da fonte.
Apesar de não ter havido danos permanentes na estrutura da fonte, em entrevista ao jornal italiano Il Messaggero, o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, criticou a ação, “Basta desses ataques absurdos ao nosso patrimônio artístico”, defendeu o prefeito, que visitou o local pessoalmente.
Outros eventos
Manifestação parecida, foi realizada no dia 1º de abril, o mesmo grupo de ativista despejou também um líquido preto à base de carvão em outra histórica fonte do centro de Roma, a Fonte de Barcaccia, na Piazza Spagna, com exibições de faixas exigindo o fim dos investimentos em combustíveis fósseis.
No episódio do mês passado os ativistas do grupo “Ultima Generazione”, assumiram a autoria nas redes sociais. “É um absurdo que vocês se escandalizem com gestos como este quando vivemos uma emergência de seca que põe em crise a agricultura, a produção de energia… nossa própria subsistência. E há os responsáveis”, escreveram os manifestantes no Twitter.