Abragames faz mapeamento de estúdios brasileiros para a 2ª Pesquisa Nacional da Indústria de Games
Redação DM
Publicado em 10 de maio de 2023 às 13:19 | Atualizado há 2 anos
A Abragames
(Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais) anuncia, em
parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e
Investimentos), o mapeamento dos estúdios de desenvolvimento de games do país
para a elaboração da 2ª Pesquisa Nacional da Indústria de Games.
Desenvolvedores e estúdios de todo o território nacional estão convidados a
participar da iniciativa e já podem acessar o formulário on-line para enviar
suas informações e/ou de suas empresas.
“A primeira
edição da pesquisa, realizada em 2022, nos ajudou a dimensionar a indústria
brasileira de desenvolvimento de jogos, que cresce a cada ano e já conta com
mais de mil empresas. Saber a quantidade de estúdios espalhados pelo país, onde
estão localizados, quantos funcionários empregam, entre outros dados, é
fundamental para identificar suas necessidades e as melhores medidas para
auxiliar em seus crescimentos”, disse Rodrigo Terra, presidente da Abragames.
“Pedimos a todos os estúdios que participem e façam parte desse estudo tão
importante para a nossa indústria”.
Além de
ajudarem a dimensionar o tamanho da indústria de jogos eletrônicos e de serem
contabilizados na maior pesquisa brasileira do setor, os estúdios poderão
participar de uma campanha promocional que oferecerá quatro ingressos VIP para
o BIG Festival 2023 – maior festival de games, criação, networking, e negócios
da América Latina. Os nomes dos premiados serão revelados em 2 de maio e os
estúdios participantes não precisam ser associado à Abragames para se
inscrever.
A primeira
edição da pesquisa, publicada em 2022, concluiu que existem pelo menos 1.009
estúdios espalhados por todas as regiões do Brasil. O Sudeste concentra mais da
metade dos desenvolvedores (57%), seguido do Sul (21%), Nordeste (14%),
Centro-Oeste (6%) e Norte (3%). Além disso, 12.441 profissionais trabalham na indústria,
sendo 29,8% mulheres.
Para acompanhar
as iniciativas da Abragames pela indústria nacional de desenvolvimento de
jogos, acompanhe as redes sociais da associação e visite o site oficial.
Sobre a
Abragames
Criada em 2004
por um grupo de empresas de desenvolvimento, a Abragames, Associação Brasileira
dos Desenvolvedores de Jogos Digitais, surgiu como uma entidade sem fins
lucrativos e com o objetivo de fortalecer a indústria nacional de
desenvolvimento de jogos. A missão da Abragames é coordenar, fortalecer e
promover a indústria brasileira de jogos digitais através da representação e
interlocução do ecossistema nacional e internacional, construindo um
entendimento de todos os elementos de nossa cadeia de valor, bem como a
promoção de eventos e parcerias que tragam ao estado da arte o desenvolvimento
da indústria de jogos no Brasil.
Sobre o Brazil
Games
O Projeto
Setorial de Exportação Brazil Games é um programa sem fins lucrativos, criado
pela Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais) em
parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e
Investimentos), com o objetivo de fortalecer a indústria brasileira de jogos
digitais, capacitando e criando novas oportunidades de negócios para as
empresas brasileiras no mercado internacional.
Sobre a
ApexBrasil
A Agência
Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para
promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos
estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência
realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e
comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras
em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e
formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.