Economia

Fortes Investimentos e aumento da participação no formato Cash & Carry

Redação

Publicado em 3 de março de 2023 às 12:16 | Atualizado há 2 anos

A Cencosud
Brasil, uma das maiores supermercadistas do país, fechou o 4° trimestre de 2022
com receita líquida consolidada de R$ 2,7 bilhões (R$ 1,8 bilhão no Varejo e R$
829 milhões no Atacado) e crescimento de 25% sobre o mesmo período do ano
anterior. A receita líquida no ano foi de R$ 9,2 bilhões com aumento de 13%
sobre 2021. O EBITDA apresentou crescimento de 37,2% e margem EBITDA de 6,4%,
no trimestre, influenciado pela conversão de formatos às necessidades dos
clientes (Supermercados e C&C), aquisição e expansão orgânica, dentre
outros fatores. No ano, o Ebitda cresceu 14,2% atingindo R$ 571 milhões.

O Grupo
Cencosud, em todos os países onde opera, fechou 2022 com receitas recordes e
EBITDA ajustado, de acordo com os resultados financeiros reportados à Comissão
do Mercado Financeiro (CMF) de Santigo, Chile. A empresa registrou uma receita
de US$ 16.358 milhões, um aumento de 25,8% em relação ao ano anterior, e um
aumento de 13,1% em seu EBITDA ajustado no mesmo período, que totalizou US$
1.817 milhões. Este é o nono trimestre consecutivo de margem EBITDA de dois
dígitos e o sétimo trimestre consecutivo de crescimento de receita de dois
dígitos.

A aquisição do
Giga Atacado, oficializada em 1º de julho, contribuiu de forma significativa
para o desempenho da companhia no Brasil e fez com que a participação do
formato C&C quase dobrasse, chegando a representar 31,1% da receita líquida
da Cencosud Brasil. Apenas no 4° trimestre, a receita líquida do negócio de
Cash & Carry cresceu 117% sobre o mesmo período do ano anterior,
consolidando o caminho já traçado para destinação da maior parte dos recursos
ao formato que mais cresce no país. 

Ainda no 4° trimestre
também foi inaugurada a 11° loja do Giga, primeira sob a gestão Cencosud,
localizada em Tremembé, com R$ 30 milhões de investimento. Em 2022, Cencosud
investiu um total de R$ 220,6 milhões, 21,9% superior a 2021, os quais foram
destinados a abertura de 20 lojas e reforma de 11 unidades, sendo este o
período com maior investimento dos últimos anos. Ao final de 2022, a Cencosud
Brasil contava com 372 lojas, sendo 323 no Varejo e 49 no Atacado.

No segmento
Digital a empresa obteve importantes avanços. Implantou, em parceria com a
Cornershop, o serviço de delivery no Giga, inédito na operação da marca. Além
disso, realizou a migração do e-commerce GBarbosa e Bretas para uma plataforma
mais moderna, possibilitando atuar na área de alimentos nos 5 estados onde
opera (BA, SE, AL, PE e CE) e com não-alimentos em todos os estados do Nordeste
por meio da marca GBarbosa. Já no caso da bandeira Bretas, o e-commerce
alcançou a marca de 25 cidades entre os estados de Goiás e Minas Gerais.

Outros
importantes avanços nesta área foram o início do projeto de entrega em
comunidades no Rio de Janeiro com a bandeira Prezunic e a melhoria da
experiência nos aplicativos, que passaram a contar com novos componentes,
gamificação e mais funcionalidades para serviços financeiros do cartão
Cencosud.

2022 foi também
o ano em que a Cencosud Brasil fez importantes avanços em ESG, quando o consumo
de energia elétrica renovável foi de 185 mil mWh, representando 73,5% de toda
eletricidade consumida pela companhia, o que representa um aumento de 9,8 p.p.
em relação ao ano anterior. Neste mesmo período também reduziu o consumo total
de energia elétrica em função das iniciativas de eficiência energética. Dentre
as iniciativas que seguem em andamento, destaca-se que, no final de 2022, 61,1%
dos expositores refrigerados estavam fechados com portas e 56,2% das lâmpadas
eram LED. Outro dado bastante relevante é que foram consumidos mais de 7,8 mil
mWh provenientes de painéis solares da parceria com a Sou Vagalume. Esses
indicadores confirmam o empenho da Cencosud Brasil na construção de eficiência
energética na companhia, otimizando o uso das fontes de energia e priorizando
uma matriz energética com menor pegada de carbono.

A companhia
segue confiante na melhoria do cenário econômico e reforça sua intenção de
investir no país que oferece muitas oportunidades para o crescimento do
negócio.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias