Cerimônia de abertura da Copa do Mundo no Catar
Leonardo Pereira da Silva
Publicado em 20 de novembro de 2022 às 16:33 | Atualizado há 4 meses
A cerimônia de abertura da Copa do Mundo de 2022, foi realizada neste domingo (20) às 11h40 (horário de Brasília). Antes da bola rolar para Catar e Equador, no estádio Al Bayt, que tem capacidade para mais de 60 mil torcedores. No palco do jogo estavam os mascotes das copas anteriores, inclusive o tatu-bola-da-caatinga, mais conhecido como Fuleco, do mundial no Brasil em 2014.
Foto divulgação Fifa. Leonardo Pereira da Silva
O emir do Catar Tamim bin Hamad Al-Thani discursou no início da abertura, ele discursou em tom favorável à diversidade, diante das polêmicas envolvendo o anfitrião da Copa. Ele diz que o Catar recebe todos de braços abertos na Copa do Mundo Fifa Qatar 2022. Segundo o chefe de Estado, o país investe no bem de toda a humanidade.
Foto divulgação Fifa. Leonardo Pereira da Silva
A taça do mundial veio a campo com o zagueiro Marcel Desailly, campeão com a França na Copa de 1998. Logo depois, foi exibido um vídeo com imagens do Catar, um tubarão baleia nadando em direção ao estádio, tudo narrado pelo ator Morgan Freeman.
Foto divulgação Fifa. Leonardo Pereira da Silva
“Dessa terra ouvimos um chamado para o mundo, para reconectar, para retornar apenas por um momento para o que nos agrupa, para o que nos juntar nessa jornada do leste para o oeste. Nós nos movemos juntos buscando um objetivo.” disse Morgan Freeman na narração.
As atrações do mundial contaram com um dos maiores sucessos do momento, o cantor sul-coreano Jung Kook, da banda k-pop BTS e o , Fahad Al-Kubaisi do Catar. Toda condução ficou por conta dos dois artistas que ainda apresentaram um dueto para o mundo inteiro.