League of Legends gerou independência e referência no mercado de esportes eletrônicos
Nathalia Silva
Publicado em 18 de novembro de 2022 às 19:24 | Atualizado há 4 meses
League of Legends é um jogo
eletrônico do gênero multiplayer online battle arena (MOBA) desenvolvido e lançado
pela Riot Games. Publicado em 2009, os desenvolvedores buscaram criar um jogo autônomo
sendo gratuito desde o seu lançamento e monetizado através de skins para
personalização dos personagens. Conhecido também pelas siglas, LoL, o game é
citado como o maior esporte eletrônico do mundo, com um cenário competitivo
internacional composto por doze ligas.
Em 2009, pós lançamento, League
of Legends foi avaliado de maneira positiva, sendo acessível, com design de
personagens e valor de produção. Após um tempo, obteve outra avaliação ainda positivo,
porém, o comportamento dos jogadores resultou em críticas. Após 10 anos de
lançamento, o game atingiu o pico de oito milhões de jogadores simultâneos, com
sua popularidade levando a conexões com outras mídias, como musicais, histórias
em quadrinhos, contos e em série da Netflix, Arcane. Com o sucesso, o jogo
ganhou uma versão mobile, League of Legends: Wild Rift.
Jogabilidade
Ao entrar no mapa, duas equipes
com cinco jogadores de cada lado batalham entre si (PvP), assim, ocupando,
defendendo e abrindo espaço no mapa. Cada jogador tem sua função seja ela, Topo,
Selva, Meio, Suporte e Atirador. Assim, cada um dos dez jogadores controla um
personagem, conhecido como “campeão”, com habilidades únicas e
diferentes estilos de jogo. Durante uma partida, os campeões se tornam mais
poderosos ao coletarem pontos de experiência, ganharem ouro e comprarem itens a
fim de derrotar a equipe adversária.
O principal modo de jogo e o mais
proeminente a nível profissional é o Summoner’s Rift, um modo ranqueado que gera
uma classificação inicial a partir da qual pode subir, com nove elos em ordem: Ferro,
Bronze e Prata, e os mais altos são Mestre, Grão-Mestre e Desafiante.
Nathalia Silva
Outro modo é o ARAM (“All
Random, All Mid”) cinco contra cinco em um mapa nomeado Howling Abyss, o
diferencial é a rota longa, sem área e selva. Nesse modo os campeões são
escolhidos de forma aleatória. Por fim, o Teamfight Tactics, os jogadores em
equipe, lutam para ser o ultimo a sobreviver, não afeta o combate, mas
posicionam suas unidades em um tabuleiro para que lutem automaticamente contra
os oponentes a cada round.
All Random, All Mid. Nathalia Silva
Teamfight Tactics. Nathalia Silva
Esporte eletrônico
O League of Legends é considerado
um dos maiores esportes eletrônicos do mundo, com uma multidão de fãs sendo
online ou de forma presencial. Em 2020 e 2021, a Riot Games relatou 45 e 73
milhões de pico de espectadores simultâneos, respectivamente. A Harvard
Business Review disse que League of Legends prolongou o nascimento da indústria
de esportes eletrônicos.
No 2° split do Campeonato Brasileiro de League of
Legends em 2022, acumularam 14,2 milhões de horas assistidas, tendo um pico de
331,1 mil espectadores simultâneos durante as transmissões. Em pesquisa
realizada pelo Esports Charts afirma que a partida mais popular de todo o split
foi a grande final entre paiN Gaming e LOUD, totalizando 5,12 milhões de horas
assistidas. A transmissão online do campeonato foi dividida entre o Youtube e a
Twitch, tendo, respectivamente, um pico de 172,3 mil e 166 mil espectadores
simultâneos.