Ex-deputada Flordelis é condenada a 50 anos de prisão por assassinato
Redação DM
Publicado em 13 de novembro de 2022 às 12:45 | Atualizado há 4 anos
Flordelis dos Santos Souza, cantora gospel, pastora evangélica e ex-parlamentar, foi condenada a cinquenta anos e vinte e oito dias de prisão pelo assassinato de seu marido, Anderson do Carmo, que aconteceu em junho de 2019. Sua filha biológica, Simone dos Santos Rodrigues, vai pegar trinta e um anos e quatro meses de reclusão. Flordelis foi condenada por homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio duplamente qualificado, uso de documento falso e associação criminosa armada que, com exceção do uso de documento falso, são os mesmos crimes pelos quais Simone foi condenada.
Os filhos adotivos Marzy Teixeira e André Luiz de Oliveira, além da neta biológica Rayane dos Santos, foram inocentados.
O crime
Na madrugada do dia dezesseis de junho de 2019, ao chegar à casa da família em Pendotiba (região metropolitana do Rio de Janeiro), o pastor Anderson do Carmo foi assassinado a tiros. A então deputada Flordelis disse que foi uma tentativa de assalto , mas as investigações levaram à conclusão de que foi homicídio deliberado. Mesmo tendo sido socorrido e levado ao hospital Niterói D’Or, Anderson não resistiu aos ferimentos e morreu. Ele tinha 42 anos.
A denúncia do Ministério Público do Rio de Janeiro diz que Flordelis foi responsável por “arquitetar o homicídio e arregimentar e convencer o executor direto e demais acusados a participarem do crime sob a simulação de latrocínio”. Ela também financiou a compra a arma utilizada no crime e avisou a hora em que Anderson chegou ao lugar onde foi executado.
De acordo com o MPRJ, a motivação do assassinato foi o fato de o pastor manter controle rigoroso das finanças da família e administrar os conflitos de forma rígida, não permitindo tratamento privilegiado de ninguém mais próximo à esposa em detrimento de membros da numerosa família.
Em 24/11/2021, Flávio dos Santos Rodrigues, filho biológico do primeiro casamento da ex-deputada, foi condenado a trinta e três anos e dois meses de prisão por ter puxado o gatilho. Lucas Cézar dos Santos Souza, que também é filho de Flordelis, foi condenado no mesmo dia a sete anos e meio por ter comprado a arma do crime, mas teve a pena reduzida por colaborar com as investigações.
Para que a condenação da então parlamentar se tornasse possível, foi preciso um processo de cassação de seu mandato de deputada federal, pois Flordelis possuía proteção do foro especial por prerrogativa de função. Em agosto de 2021, com 437 votos a favor, 7 votos contra e 12 abstenções, o plenário da Câmara dos Deputados cassou o mandato da pastora.