_

Atirador de ataque na Tunísia era dançarino e amava futebol

Diário da Manhã

Publicado em 28 de junho de 2015 às 00:16 | Atualizado há 10 anos

TÚNIS — O atirador que matou 39 pessoas no popular balneário de Sousse, na Tunísia, na sexta-feira, era um estudante de engenharia de 23 anos torcedor do Real Madri e dançarino, informaram amigos e vizinhos. Pessoas próximas a Seifeddine Rezgui contaram que ele era uma jovem introvertido e não era conhecido como problemático. No entanto, nos últimos meses ele teria mudado e começado a publicar mensagens extremistas nas redes sociais.

Rezgui era da cidade de Gaafour, ao sul de Sousse, e tinha uma conhecida paixão por futebol. Na página dele no Facebook, há mensagens sobre o clube espanhol Real Madri e sobre a seleção nacional de futebol da Tunísia.

Ele também gostava de dançar breakdance e teria participado de competições na capital Túnis. Um vídeo na internet de cinco anos atrás, mostra ele dançando o estilo musical.

Mas, nos últimos meses, ele se mudou para a cidade de Kairouan, para ir à faculdade, e teria começado a publicar mensagem extremistas nas redes sociais. Pessoas próximas ao jovem também contaram que seu irmão mais novo morreu em 2010, atingido por um raio, e a morte pode ter afetado ele.

Na quinta feira, um dia antes do ataque em Sousse, ele voltou para casa e conversou com seu tio sobre assuntos corriqueiros, como os estudos. Ali Bin Muhammad Rezgui disse que não notou nada de diferente no sobrinho.

— Tudo estava perfeitamente normal — disse Ali Bin Muhammad Rezgui, de 70 anos. — Ele estava comigo na quinta-feira Nós nos sentamos no jardim.

Vizinhos de Rezgui sugeriram que ele pode ter passado por uma lavagem cerebral. O pai do jovem foi levado para a capital tunisina para ser interrogado.

O primeiro do atirador passaporte foi emitido em 2013 e não havia nenhum sinal de viagens ao exterior.

CALMA DURANTE ATAQUE

No sábado, a rede “Sky News“ divulgou uma imagem na qual é possível ver Rezgui caminhando tranquilamente na praia com uma arma após ter já atirado em alguns turistas. Ele foi morto pela polícia depois do ataque.

Segundo as testemunhas que presenciaram a cena, Seifeddine Yacoubi estava muito calmo, inclusive no momento em que abriu fogo contra os turistas. O jovem se disfarçou de turistas e chegou à praia com a arma escondida em um guarda-sol. Ele começou a realizar os disparos na areia e depois seguiu para o hotel onde fez mais vítimas.

POLÍCIA BUSCA CÚMPLICE

Os investigadores estão procurando por um ou mais cúmplices no atentado, informou uma autoridade tunisiana neste domingo. O pai e três colegas de quarto do atirador foram detidos e estão sendo questionado na capital, Tunis, informou o porta-voz do Ministério do Interior, Mohamed Ali Aroui.

—Temos certeza de que outros ajudaram, mas não participaram — disse Aroui.

Uma fonte próxima à investigação, mas que não quis se identificar, confirmou as informações e disse que o telefone do suspeito foi encontrado. Rezgui teria falado com seu pai pouco antes do ataque.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias