Como foi o teste do “disco voador” da Nasa
Redação
Publicado em 10 de junho de 2015 às 02:04 | Atualizado há 4 mesesA Nasa testou ontem uma nave que será usada em futuras viagens interplanetárias.
A Nasa lançou no espaço nesta segunda (8/6), uma nave em formato de disco voador projetada para expedições longas, que serviria para eventuais missões a Marte. Caso o experimento seja bem-sucedido, significará um passo importante para viagens tripuladas ao planeta vermelho.
O voo de teste do disco voador, conhecido como Low-Density Supersonic Decelerator (LDSD), será transmitido ao vivo pelo site da Nasa. Durante o lançamento do disco, a Nasa testará o maior paraquedas já usado. Como a atmosfera de Marte é muito fina, qualquer paraquedas para ajudar a aterrissar uma espaçonave pesada, de rápido movimento, precisa ser bem mais forte do que o convencional.
Com o objetivo de enviar seres humanos a Marte em 2030, a agência está testando o aparato feito com tecnologia de nova geração, conhecido como Supersonic Ringsail — que poderia permitir que naves ainda mais pesadas pousem suavemente.
“ À medida que a Nasa planeja ambiciosas missões científicas para Marte — lançando bases até mesmo para expedições humanas mais complexas— a espaçonave, que precisava aterrissar com segurança na superfície do Planeta Vermelho, se tornará maior e mais pesada para acomodar estadias prolongadas dos exploradores”, afirmou a Nasa por meio de um comunicado.
O primeiro voo de teste do disco voador foi em junho de 2014, e um outro voo de teste está previsto para 2016.